Data de Hoje
22 November 2024
Foto: Reprodução | Por: Muita Informação

Em duelo de direitos de resposta, Lula e Bolsonaro trocam acusações

Candidato à reeleição chama ex-presidente de “traidor da Pátria” e “ex-presidiário” e ouve do petista que precisa “parar de mentir”

Em três pedidos de direito de resposta seguidos, ainda no primeiro bloco do debate da TV Globo, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) trocaram acusações sobre episódios de corrupção durante os governos petistas e o atual.

Lula questionou Bolsonaro sobre sua gestão durante a pandemia e as acusações levantadas pela CPI da Covid. Bolsonaro respondeu mencionando a prisão do ex-presidente e fazendo críticas aos episódios de corrupção durante os governos do PT. “Tome vergonha na cara, Lula”, afirmou o atual presidente.

O petista pediu o primeiro direito de resposta após ataque de Bolsonaro, que o havia chamado de “ex-presidiário” e “mentiroso”.

“Num debate entre pessoas que querem ser presidente da República, se o atual presidente tivesse um mínimo de honestidade… o mínimo de seriedade. Ele falar que eu montei quadrilha? Com a quadrilha da rachadinha dele que ele decretou sigilo de cem anos, com a rachadinha da família, sabe, do Ministério da Educação? Com barras de ouro? Ele falar de quadrilha comigo? Ele precisava se olhar no espelho e saber o que está acontecendo no governo dele”, disparou Lula, que,  diferentemente do primeiro debate, elevou o tom contra Bolsonaro.

“Você, quando vier no microfone, você se comporte como presidente. Respeite quem está assistindo, não minta! Não minta que é feio um presidente da República mentir como você mente toda hora, descaradamente, não é possível”, disse o petista.

Na sequência, Bolsonaro também disse que se sentiu ofendido e pediu um novo direito de resposta.

“Mentiroso! Ex-presidiário, traidor da Pátria. Que rachadinha? Rachadinha é teus filhos! Roubando milhões de empresas! Após a tua chegada ao poder, que CPI é essa? Da farsa? Que você vem defender aqui? O que achou a meu respeito? Nada! Que dinheiro de propina? Não teve propina, propina teve o seu Carlos Gabas, do consórcio nordeste! Dos governadores amigos teus”, atacou Bolsonaro.

O ex-presidente Lula recebeu um novo direito de resposta, após ser acusado pelo atual presidente pela morte de Celso Daniel, ex-prefeito de Santo André.

“Não é possível conviver com alguém com tamanha cara de pau. Não tive nada a ver com isso. Pare de mentir porque o povo não aguenta mais”, criticou Lula.

‘Amiguinho’ no STF

O presidente Jair Bolsonaro afirmou também que os processos contra o ex-presidente Lula só “deixaram de existir” porque existia um “amiguinho” no Supremo Tribunal Federal (STF).

“Tu foi condenado em três instâncias”, disse Bolsonaro a Lula, num direito de resposta concedido pela organização do debate. O presidente também mencionou delatores de esquemas de corrupção durante os governos do PT.

O chefe do Executivo também se defendeu de críticas a sua gestão na pandemia de Covid-19 e ao aumento da fome e da pobreza no País. “Para de mentir. Quando se fala em fome, eu dei R$ 600 reais de Auxílio Brasil”, disse Bolsonaro.

O ex-presidente Lula usou seu direito de resposta para elencar o que considera falhas do governo de Jair Bolsonaro e os recentes escândalos envolvendo o chefe do Executivo.

“Queria lembrar as pessoas que, graças ao que fizemos [no meu governo], fomos capazes de descobrir a corrupção e punir os culpados. Quando o nosso candidato [Bolsonaro] vem aqui e diz para apresentar vacinas, vou lembrar aqui alguns escândalos: 51 imóveis, mansão de 6 milhões, rachadinhas de Queiroz”, apontou o petista.