Neymar será julgado na Espanha, pode ser preso e ficar fora da Copa do Mundo
De acordo com o jornal italiano Gazzetta dello Sport, a acusação envolve o atacante, seus pais e os diretores do Santos e Barcelona
O craque do PSG e da Seleção Brasileira Neymar Jr. pode ficar de fora da Copa do Mundo no Qatar. O 17° juizado local pediu, nesta semana, abertura de processo contra o craque, por corrupção em sua transferência do Santos para o Barcelona em 2013. De acordo com o jornal italiano Gazzetta dello Sport, a acusação envolve o atacante, seus pais e os diretores de ambas as equipes.
Segundo a publicação, os números da negociação estariam abaixo do registrado oficialmente de acordo com a Companhia Dis, dona de 40% dos direitos do jogador. A empresa então decidiu acionar os envolvidos na Justiça, sob acusação de obterem benefícios próprios na negociação.
Além do jogador, também estão envolvidos o pai dele, Neymar da Silva Santos, a mãe, Nadine Santos, o ex-presidente do Barcelona Josep Maria Bartolomeu, o atual executivo do clube catalão, Sandro Rosell e outros dirigentes do Santos que estariam na época envolvidos no esquema.
Caso seja condenado, Neymar pode pegar cinco anos de prisão, além de pagar uma multa de 150 milhões de euros.
Na disputa entre Barcelona e Real Madrid pela contratação do craque do Santos em 2013, o Presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, teria testemunhado o esquema. De acordo com a Dis, a equipe merengue pagaria valores bem mais altos do que os que o Barcelona declarou para ter o atacante. O executivo merengue poderá ser intimidado para prestar declarações sobre a negociação no processo.