Bienal do Livro: retorno supera expectativas e bate recorde diário
O retorno da Bienal do Livro na Bahia, após nove anos, superou as estimativas – de expositores, de público e de crítica. Entre os dias 10 e 15 de novembro, no Centro de Convenções Salvador, mais de 90 mil pessoas visitaram os estandes que foram montados em dois pavilhões do prédio e que representaram mais de 150 marcas expositoras e stakeholders do mercado editorial, ultrapassando a meta inicial de 80 mil pessoas, que havia sido prevista pela GL events, multinacional francesa, de negócios e entretenimento, responsável pela realização do evento.
Em todas as edições já realizadas da Bienal no estado, o recorde de público em um único dia foi atingido exatamente na edição 2022, no sábado, dia 12, com 20 mil pessoas circulando pela área de exposição. Além disso, esse também foi o público máximo já registrado em um só dia no Centro de Convenções Salvador, desde que ele foi inaugurado, em janeiro de 2020. Os visitantes também lotaram os três espaços onde aconteceram a programação cultural da Bienal: Café Literário, Arena Jovem e Espaço Infantil, que contaram com debates, conversas e atividades para adultos, adolescentes e crianças.
Embora seja a décima primeira edição, a Bienal do Livro Bahia 2022 está sendo vista pela organização como um relançamento, não só por causa do tempo que o evento ficou sem acontecer, mas, também, por apresentar um novo formato, que conecta a literatura com outros meios, especialmente a Internet. O livro continua sendo a estrela principal, mas as narrativas são igualmente importantes e elas aparecem, por exemplo, através de filmes, séries e jogos. Com isso, a Bienal voltará a acontecer a cada dois anos e a expectativa para 2024 é enorme, pois seguirá nesse novo formato, porém de forma ainda mais ampliada, já que funcionou e teve grande adesão do público.