Data de Hoje
22 September 2024
Foto: Valter Pontes/Secom - Reprodução Redes Sociais - Reprodução/Twitter

Retrospectiva: confira o que foi destaque na Bahia, Brasil e no mundo em 2022

Em 2022, algumas notícias viralizaram na internet, personagens ganharam destaque e baianos acabaram se sentindo frustrados em ano que começou difícil. Confiam abaixo uma lista com quatro notícias que movimentaram o cenário da Bahia, Brasil e até mundial neste ano.

Baianos se frustram com mais um ano sem carnaval 

Salvador e Carnaval são quase palavras sinônimas de tanto que estão associadas. É praticamente impossível falar da capital baiana sem destacar a maior festa de rua do mundo que ocorre na cidade.

Em 2022, os planos de soteropolitanos e turistas foram frustrados mais uma vez após a festa ser cancelada pelo segundo ano seguido devido a pandemia da Covid-19.

Porém, diferente do que ocorreu em 2021, quando o país passava por um estado de lockdown na maioria dos lugares, em 2022 a suspensão da festa veio com muita polêmica e debate.

A demora das instituições públicas em definir a situação ocorreu com o fato de os números da Covid-19 estarem sendo analisados dia após dia. Artistas, autoridades públicas, governador, prefeito, todo mundo deu seu pitaco.
No fim, a decisão final é que a cidade não comportaria uma festa com milhões de pessoas, sem que o número de casos aumentasse.

Entretanto, para a alegria do folião, em 2023 a festa está confirmada e o folião vai pode matar a saudade do maior Carnaval do mundo.

Mendigo fica famoso da noite para o dia 

Givaldo Alves, 48 anos, virou celebridade na internet da noite para o dia, em março deste ano, após ser espancado por um homem, que flagrou o mendigo mantendo relações sexuais com sua esposa, que logo depois alegou estar em um surto psicótico.

Em uma entrevista ao portal Metrópoles, Givaldo contou como aconteceu a situação e foi bastante criticado pelo jeito que contou os fatos. Entretanto, o jeito de falar acabou chamando a atenção das pessoas.

Não demorou para a vida de Givaldo ser investigada. Descobriram, entre outras coisas, que em 2005 ele já havia sido condenado por furto qualificado e extorsão mediante sequestro.

Celebridade na internet, o na época ex-mendigo apareceu dirigindo carros de luxo e pousando para fotos ao lado de pessoas famosas. Sua conta no Instagram teve milhares de seguidores e ele chegou a ser cogitado para a carreira política.

Entretanto, assim como teve um sucesso meteórico, ele resolveu sumir das redes e voltar para às ruas, sem explicar muito bem o motivo da decisão.

Receba! Luva de Pedreiro vira sucesso mundial

 

De Quijingue para o mundo! O baiano Iran Ferreira se tornou sucesso mundial em 2022 com os vídeos que postava na internet. Em campo de terra batido, o jovem postava vídeos de seus belos gols e passou a ser criticado por algumas pessoas por usar uma luva comumente usada por quem trabalha em construção civil.

O baiano utilizou isso ao seu favor e o personagem ‘Luva de Pedreiro’ ganhou a internet e se tornou um dos influencer mais famosos em 2022.

Ele passou dos 20 milhões de seguidores no Instagram e Tik Toker. No geral, ele tem mais de 40 milhões de pessoas inscritas em suas plataformas.

Apesar disso, não faltou problema para o influencer, que acusou seu antigo empresário de não repassar os valores que a imagem de Luva rendia.

Contrato desfeito, ação na justiça, e uma nova parceria com o ex-jogador de futsal Falcão. Novos contratos assinados e uma vida nova para Iran e sua família.

Rússia invade a Ucrânia e deixa o mundo em alerta 

No dia 24 de fevereiro a Rússia invadiu a Ucrânia, “após uma escalada nas tensões que haviam tido início poucos meses antes entre as duas nações.

Algumas das motivações que conduziram a esse cenário no Leste Europeu, como a maior aproximação da Ucrânia com organizações como a Otan e a União Europeia.

Cenas de terror tomaram o mundo com escolas, hospitais, entre outros locais sendo bombardeados.

As pessoas perderam familiares, outras tentaram fugir a pé pelas fronteiras e a guerra deixou um rastro de destruição.

A Rússia foi punida, inclusive no âmbito esportivo, com a exclusão de algumas competições. No fim de 2022 a guerra ainda continua e a tensão entre os dois países ainda não teve uma solução.

Leia mais sobre