Folião evita misturar álcool e direção e cai número de acidentes no Carnaval de Salvador
A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) registrou em 2023 uma redução de 38% no número de acidentes em relação à última edição do Carnaval da cidade. Foram computadas 46 ocorrências do tipo durante os dias de festa neste ano, contra 76 acidentes registrados no carnaval de 2020.
Houve queda também na quantidade de vítimas de acidentes, passando de 57 para 37 neste ano.
A maior conscientização do folião sobre a importância de evitar misturar direção e uso de bebida alcoólica foi uma das principais razões para a diminuição nos números. Nas blitze da Operação Respeite a Vida, a quantidade de autuações por desrespeito à Lei Seca caiu 25% em relação a 2020.
Este ano, os agentes autuaram 174 condutores por desrespeito às regras da Lei Seca, contra 232 que precisaram ser notificados pelo mesmo motivo na folia de 2020.
Operação Respeite a Vida
Um dos destaques para garantir a segurança viária foram as ações de prevenção e fiscalização que a Transalvador realizou durante a festa. As abordagens através das blitze foram intensificadas e a Operação Respeite a Vida ganhou uma campanha de conscientização.
Durante os dias da folia foram distribuídos panfletos educativos, assim como foram instalados balões (blimps), painéis luminosos, banners e faixas, e até mesmo veículos acidentados e ambulâncias como forma de alertar para os riscos de se dirigir sob efeito de bebida alcoólica.
O trabalho da Gerência de Educação para o Trânsito da Transalvador (Gedut) contou ainda com ações específicas junto a condutores profissionais que atuaram no Carnaval, a exemplo de motoristas de ônibus, táxis e aplicativos, além de condutores de veículos da própria prefeitura em serviço durante a folia. Quase 3,8 mil condutores profissionais foram abordados em testes de alcoolemia, desde a abertura oficial do Carnaval, na quinta-feira (16), até o último dia oficial de folia, na terça-feira (21).