Operação Dia das Mães garante direitos do consumidor a partir desta quarta-feira
A Operação Dia das Mães, deflagrada nesta quarta-feira (3), prossegue até o próximo dia 12 de maio para garantir o direito dos consumidores neste momento de grande expectativa de negócios no varejo. Equipes de fiscalização da Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), vão percorrer os estabelecimentos comerciais mais frequentados neste período.
Muita informação
Estão na mira dos fiscais lojas de roupas, joalherias, salões de beleza, perfumarias, floriculturas e lojas de calçados, e as ações serão desenvolvidas inclusive nos fins de semana.
Muita Informação
Serão verificadas irregularidades como preços divergentes entre o anunciado e o praticado, falta de informações sobre a validade dos produtos e ausência de dados claros sobre as condições de pagamento e garantia. Em caso de infrações, poderão ser aplicadas multas que variam de R$ 900 a R$ 9 milhões.
De acordo com o diretor-geral da Codecon, Zilton Krüger Netto, a ação é fundamental para garantir a proteção dos direitos dos consumidores durante as compras para a data.
“Em momentos de alta demanda, como o Dia das Mães, a intensificação das ações é essencial para assegurar que os lojistas atuem em conformidade com as normas de proteção ao consumidor, oferecendo produtos e serviços de qualidade”, afirmou.
Dicas para compras seguras
Para ajudar os consumidores a fazerem compras seguras e conscientes, a Codecon oferece algumas dicas importantes:
– Pesquise preços antes de sair para comprar. Assim, você pode comparar valores e encontrar as melhores ofertas;
– Exija nota fiscal, pois ela é uma garantia do seu direito como consumidor. Sem ela, você pode ter dificuldades para fazer a troca ou reclamar de algum produto ou serviço;
– Cuidado com as compras pela internet, certifique-se de que o site é confiável e seguro, verificando se há informações sobre a empresa, como CNPJ e endereço físico;
– Verifique a reputação da loja em que pretende comprar, procurando por avaliações e comentários de outros consumidores na internet;
– Confira as informações sobre garantia e assistência técnica para ter mais segurança e tranquilidade na hora de adquirir produtos e serviços.
Como denunciar
Em caso de dúvidas ou denúncias, os cidadãos podem entrar em contato com a Codecon através dos aplicativos Codecon Mobile e Fala Salvador, site da Codecon, portal Fala Salvador ou através do número 156.
Foto: Bruno Concha/Secom
Quem preferir pode comparecer à Central Municipal de Atendimento ao Consumidor, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Chile, 3, Centro. Para mais orientações, o cidadão ainda pode ligar para o número (71) 3202-6270.