Data de Hoje
27 September 2024

Prefeito afirma que estátua de Mãe Stella de Oxóssi será recolocada no dia 10 de agosto

Foto: Jamile Amine/bahia.ba

A estátua da Yalorixá Mãe Stella de Oxóssi, incendiada em dezembro do ano passado, será recolocada no próximo dia 10 de agosto, quando inicia a Festa Literária do Pelourinho (Flipelô). O anúncio foi feito pelo prefeito da capital baiana, Bruno Reis (União Brasil), nesta quinta-feira (27), durante discurso no ato de inauguração do monumento em homenagem a Maria Felipa, heroína da Independência do Brasil na Bahia, celebrado no dia 2 de Julho.

“A imagem de Mãe Stella de Oxóssi, a gente ia entregar na terça-feira. Mas, me pediram para entregar no dia 10, quando vai começar a Flipelô. Eu já vi cobrança ontem, o prefeito me falou que era dia 25, e [ela] já está pronta. Pediram todas as partes envolvidas e ficou para este dia”, revelou o gestor municipal.

A novidade anunciada por Bruno surge após cobrança da líder da oposição na Câmara Municipal de Salvador (CMS), vereadora Laina Crisóstomo (PSOL), que faz parte do mandato coletivo Pretas por Salvador. A parlamentar divulgou uma nota pública, na quarta-feira (29), cobrando a recolocação da escultura, instalada na Avenida Mãe Stella de Oxóssi, via que liga a Avenida Paralela à orla do bairro Stella Maris. O prazo estipulado pela Prefeitura seria na última terça-feira (25), porém não foi concretizado.

A estátua de Mãe Stella de Oxóssi foi inaugurada em 2019, um após a sua morte, ainda na gestão do ex-prefeito ACM Neto (União Brasil). O monumento representa um fortalecimento a luta contra intolerância religiosa, valorização das religiões de matriz africana e preservação da cultura negra.