Incêndios se espalham por Grécia, Espanha e Itália
Dezoito corpos carbonizados foram encontrados nesta terça-feira em um vilarejo remoto no norte da Grécia, onde incêndios florestais ocorrem há dias, disse o corpo de bombeiros, em meio a uma onda de calor que atinge o sul da Europa.
A mídia grega, sem citar fontes, afirmou que os corpos encontrados ao sul do vilarejo de Avantas, norte da Grécia, são de imigrantes. A região mais ampla de Evros é uma rota popular para imigrantes que cruzam da Turquia para a Grécia.
Na segunda-feira, o corpo queimado de outro homem que se acredita ser um imigrante foi encontrado na região, disse um policial local.
Os bombeiros também estavam combatendo incêndios na Espanha, Itália e Portugal, assim como dois novos incêndios que surgiram perto da capital grega, Atenas, à medida que a região sofre com condições quentes, secas e ventosas que os cientistas associaram às mudanças climáticas.
Na Espanha, onde a maior parte do país corre risco muito alto ou extremo de incêndios florestais como consequência da quarta onda de calor do verão, as autoridades lutam para estabilizar um enorme incêndio florestal que devasta florestas na ilha de Tenerife há uma semana.
As temperaturas provavelmente atingirão ou excederão 40 graus Celsius em grandes áreas do sudoeste e nordeste da Península Ibérica, disse a agência meteorológica nacional AEMET.
Pacientes de um hospital foram retirados para uma balsa na cidade portuária grega de Alexandrópolis, nesta terça-feira, longe de um incêndio descontrolado pelo quarto dia.
Pacientes idosos estavam em colchões espalhados pelo chão do refeitório, paramédicos atendiam outros em macas e uma mulher segurava um homem descansando em um sofá, com um soro intravenoso preso em sua mão.
noticias.uol