Nipah: Saiba se o vírus encontrado na Índia pode causar nova pandemia
Há mais ou menos um mês, o vírus Nipah, conhecido como “Vírus da Índia”, virou assunto entre os países. A doença foi descoberta em território Asiático e seu primeiro diagnóstico foi em 1998, na Malásia.
Em entrevista ao Bnews, o infectologista Fábio Amorim falou sobre a contaminação da doença e explicou como ela se espalha. “O vírus Nipah se espalha quando a pessoa entra em contato com porcos e morcegos infectados. Por isso, para se previnir, é importante evitar contato com esses animais”, enfatizou o médico.
Questionado sobre a mortalidade do vírus, Fábio Amorim contou que a contagem de óbitos por conta da doença tende a subir “por se tratar de áreas do mundo de baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).
O médico pontuou ainda quais os sintomas mais comuns da infecção: febre, cefaléia, mialgia, artralgia e até mudança de comportamento, com alterações neurológicas.
Sobre a possibilidade do vírus se transformar em uma ameaça mundial, o BNews procurou o infectologista Adriano Oliveira para dar detalhes sobre o assunto. “O Nipah é um vírus de transmissão aérea. Ele não está muito bem adaptado ao ser humano e pouquíssimos casos foram registrados na história. Das pessoas que foram infectadas, a letalidade é muito alta, girando em torno de 50, 60 e 70% de letalidade”, pontuou.
Dr. Adriano finalizou: ‘Ele (o vírus) pode se tornar uma grande ameaça, tanto local, quanto mundial, então, sim, podemos chegar à formação de uma pandemia como o vírus Corona”, disse.