Prefeitura inicia reconstrução de escola municipal no Lobato
Foto: Betto Jr/Secom PMS
O prefeito Bruno Reis, esteve no Lobato na manhã desta quarta-feira (20) para assinar a ordem de serviço da reconstrução total da Escola Maria Constância de Carvalho, a unidade de ensino terá capacidade para atender 530 alunos por turno.
A obra terá um investimento superior a R$ 12,3 milhões e é parte do pacote de ações em comemoração aos 475 anos de Salvador. A escola vai ser construída após a demolição da antiga estrutura e contará com mais de 3,3 mil metros quadrados de área construída, além de 15 salas de aula climatizadas, laboratório de informática, sala de dança, brinquedoteca, auditório e biblioteca com sala de leitura. O espaço também terá uma quadra poliesportiva coberta, um parque infantil e áreas de recreio cobertas e descobertas.
Em seu discurso, Bruno Reis destacou que a antiga estrutura já estava deteriorada, e que a comunidade precisava de uma nova unidade de ensino.
“Estamos realizando hoje o início de um grande sonho. Aqui, vai subir um prédio de quatro andares. Quem passar ali, pela nova Avenida Suburbana, vai enxergar de longe esse prédio. Eu não tenho dúvidas de que uma escola com essa qualidade, com um alto padrão construtivo como o desse projeto, é um dos principais motivadores para as crianças virem estudar”, disse.
“Uma escola de qualidade motiva os profissionais, em especial as professoras e professores. Sem dúvidas, uma escola nova dá mais conforto e tranquilidade para o educador fazer o que há de mais importante na vida, que é transmitir conhecimento e formar essas crianças para que elas possam, através do estudo, realizar os seus sonhos. Uma nova escola também engaja a comunidade, faz com que os pais e mães sintam também uma segurança maior em deixar os seus filhos na escola”, completou o prefeito.
A antiga estrutura da Maria Constância tinha apenas seis salas de aula e atendia 289 alunos no total, da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental I. Com o novo prédio, serão 15 salas e a capacidade vai ampliar para 1.060 crianças somando os dois turnos. A escola terá ainda acessibilidade total, com elevador e banheiros adaptados para PCD, e sistemas de captação de energia solar e de reutilização de água pluvial.
Thiago Dantas, secretário municipal da Educação (Smed), lembrou que antiga escola já estava com instalações elétricas e hidráulicas comprometidas.
“Hoje estamos dando início à demolição e, logo depois, da reconstrução de mais uma escola municipal dentro daquele projeto de inaugurar 50 novas escolas em Salvador. O que é mais importante? A garantia de uma infraestrutura de qualidade, com uma ampliação significativa no número de salas de aula, todas climatizadas, o que era uma demanda da rede”, disse.
Realização de um sonho
Durante as obras, as crianças vão estudar num prédio na Rua Monteiro Lobato, próximo à escola, que foi alugado pela Prefeitura. Diretora da unidade há 10 anos, Celina Maria Santos Santana disse que a obra é a realização de um sonho.
“A gente já vinha pleiteando isso há muitos anos. Conseguimos uma primeira reforma em 2017, e um dia me falaram: ‘sua escola vai ser reconstruída’. Foi um sonho que eu achava que não ia acontecer, mas hoje estou começando a concretizá-lo. A comunidade está muito feliz, esses pais merecem, essas crianças merecem um espaço com conforto para terem uma educação de qualidade”, disse.