Tamanho é documento? Baixa estatura das ginastas tem motivo; entenda
O Brasil continua a se destacar no cenário esportivo mundial, especialmente na ginástica, como demonstrado pelos impressionantes resultados da equipe feminina nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Rebeca Andrade, Flávia Saraiva e Júlia Soares garantiram vagas nas finais individuais, que acontecerão neste domingo (4), além de terem ajudado o grupo a se classificar para as finais como o 4º melhor país no geral. O sucesso das ginastas brasileiras levanta a questão: a estatura influencia a performance na ginástica?
Ao contrário do que muita gente pensa, as ginastas não são baixinhas só por causa do esporte, é uma combinação de fatores genéticos, biomecânicos e de treinamento intenso. Uma estatura menor proporciona vantagens em diversos aspectos da ginástica. Por isso, assim como pessoas altas buscam o basquete, por exemplo, as baixas buscam a ginástica. O centro de gravidade mais baixo facilita a execução de movimentos acrobáticos, saltos e giros no ar, permitindo uma maior diversidade e facilidade na execução desses movimentos.
É raro ter um atleta alto, a verdade é essa. Petrix Barbosa, ex-ginasta e ex-BBB, que mede 1,78m, acima do padrão, sofreu com isso. Segundo ele, em entrevista ao UOL, em 2015, chegou a fazer terapia por conta da estatura e sofreu várias lesões.
Prática do exercício e treinos podem estimular baixa estatura
Embora nossa estatura seja definida primordialmente por fatores genéticos, esportes de alto impacto, quando praticados e treinados em alto nível desde a infância, podem interferir no desenvolvimento. Ou seja, ginastas mais baixas tendem a iniciar o esporte muito cedo, o que pode impactar o crescimento devido ao estresse repetitivo nas articulações e ossos, como joelhos e tornozelos, o que não é o caso para praticantes amadores que não enfrentam o mesmo nível de estresse físico.
Especialistas recomendam que a prática intensa de ginástica comece por volta dos 14 anos, quando o crescimento está mais avançado, minimizando assim os impactos negativos.
A estatura pode fazer uma diferença significativa na ginástica. No caso das ginastas brasileiras em Paris, a altura varia entre 1,48m e 1,55m:
– Flávia Saraiva – 1,48m
– Rebeca Andrade – 1,55m
– Júlia Soares – 1,53m
– Lorrane dos Santos – 1,53m
– Jade Barbosa – 1,53m
A principal concorrente do time brasileiro, a americana Simone Biles, tem 1,42 m, ou seja: 13 centímetros separam as duas feras da modalidade. Outro grande ídolo do esporte, a brasileira Daiane dos Santos, 41 anos, e comentarista da Globo, tem 1,46m de altura.