Governo apresenta plano de ação para reduzir impactos da dengue e outras arboviroses
O Governo Federal lançou nesta quarta-feira (18), um plano de ação para redução dos impactos das arboviroses. A medida visa diminuir os números de casos e óbitos por Dengue, Chikungunya, Zika e Oropouche no próximo período sazonal no Brasil.
O documento foi construído com a participação de pesquisadores, gestores e técnicos dos estados e municípios, além de profissionais de saúde que atuam na ponta, em contato direto com as comunidades e que conhecem de perto os desafios em cada região do país, com atenção às regiões de maior vulnerabilidade social.
Junto com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e a secretária da Saúde da Bahia (Sesab), Roberta Santana, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez o anúncio diretamente do Palácio do Planalto.
“Passamos por um momento de alta no número de casos de dengue no nosso Estado e, com muito trabalho, investimentos e ações do Governo da Bahia em parceria com os municípios, conseguimos superá-lo. Nossa aprendizagem com o combate à dengue pôde ser compartilhada com outros estados e municípios e faz parte desse plano de ação do Governo Federal”, afirmou Roberta Santana.
O programa de redução dos impactos das arboviroses trabalha em seis eixos de atuação com foco para implementação no segundo semestre do ano, são eles: Prevenção; Vigilância; Controle vetorial; Organização da rede assistencial e manejo clínico; Preparação e resposta às emergências; Comunicação e participação comunitária.