Jovem com HIV não toma remédio há 12 anos e não tem sintomas de Aids
VANCOUVER, CANADÁ – Uma jovem francesa de 18 anos está em remissão do HIV, e não toma nenhum medicamento contra o vírus há 12 anos. Os detalhes do caso foram apresentados nesta segunda-feira na conferência da Sociedade Internacional de Aids, em Vancouver, no Canadá. Este é o primeiro caso de longo prazo de remissão do HIV em uma criança, informou a BBC.
A menina nasceu com o HIV em 1996. Aos três meses, ela começou a receber antirretrovirais. Mas sua família decidiu parar o tratamento quando ela tinha 6 anos. Doze anos depois, os níveis do vírus na corrente sanguínea são muito baixos para serem medidos.
— É provável que esta menina esteja em remissão há muito tempo devido à combinação de antirretrovirais que ela recebeu logo depois de infecção — afirmou à BBC Asier Saez-Cirion, do Instituto Pasteur, em Paris. — Com este primeiro caso documentado desta jovem, nós temos a prova de que uma remissão de longo prazo é possível em crianças, assim como em adultos. Entretanto, estes casos são ainda muito raros.
A jovem vive normalmente, e seu caso passou desapercebido entre médicos na França.
Há dois anos, uma menina americana, que se tornou conhecida como o “bebê de Mississippi”, parecia estar livre do HIV. Mas sua remissão durou apenas dois anos depois que ela parou o tratamento.
Saez-Cirion conduziu outra pesquisa com um grupo de 14 adultos, que também não tinham sinais do vírus, mesmo depois de parar o medicamento. Um dos pacientes conseguiu ter o vírus sob controle por 13 anos.
Fonte: O Globo