Movimento programa vigília para que TCU reprove as contas de Dilma
Uma mobilização, que será realizada no próximo domingo, 26, em várias capitais brasileiras, inclusive em Fortaleza, pedirá que a Corte do Tribunal de Contas da União emita parecer no sentido de reprovar as contas de Dilma Rousseff, no exercício de 2014.
A organização afirma que a manifestação é “suprapartidária” e que os manifestantes não deverão usar o evento para afirmações a determinados partidos políticos.
De acordo com o tucano Paulo Angelim, integrante do Instituto Democracia e Ética, e responsável pela organização do evento na Capital cearense, o movimento tem o objetivo de pressionar para que o TCU “seja coerente, independente e cumpra o seu papel”.
Os integrantes entendem que o relatório técnico do Tribunal constata “manobras fiscais”, caracterizando crime de responsabilidade.
“A intenção deste ato é mostrar a unanimidade de pensamento do cidadão que acompanha a política brasileira, no sentido de clamar pela reprovação das Contas do Governo Federal, do ano de 2014”, diz o texto de convocação.
Angelim não estipula a quantidade de pessoas que deverá se manifestar às 19h30min, na Praça Portugal. “Se forem 30 pessoas teremos cumprido o nosso papel”.
As contas só deverão ser apreciadas no plenário do Tribunal no final de agosto após a apreciação de cerca de mil páginas. Até lá, a organização programa outra manifestação em meados do mesmo mês. Dessa vez, para pressionar o parlamento a reprovar as contas da presidente da República.