Fogueira Filosófica debate relação entre patrimônios culturais e ambientais
Em setembro, a Casa da Música, um dos 17 espaços administrados pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), comemora 22 anos. Como parte das festividades, na próxima quarta-feira (09), às 18h, o espaço realiza mais uma edição do Fogueira Filosófica, projeto que promove reflexão de temas diversos com ludicidade. Nesta edição, o tema da discussão será A importância da salvaguarda ambiental dos patrimônios naturais das águas e sua influência na identidade de comunidades tradicionais.
A mesa de debates conta com seis participantes de segmentes diversos, todos voltados para as questões ecológicas, artísticas e humanitárias. São eles: Tina Tude, atriz e educadora; Edson Costa, diretor de Direitos Humanos da Prefeitura de Lauro de Freitas; Mãe Jaciara, do Terreiro Abassa de Ogum; Taquari Pataxó, representante do Programa de Erradicação do Trabalho (PET) Comunidades Indígenas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Tiago Marques, gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Abaeté/Inema; e Angélica da Paixão, gestora de educação ambiental de São Francisco do Conde.
Sobre o Fogueira Filosófica – O projeto acontece ao lado da Casa da Música, próximo à lagoa, embaixo do arvoredo, proporcionando um momento em que o público é convidado a participar de uma atividade lúdica e reflexiva, onde um palestrante discorre sobre determinado tema, acompanhado de um mediador que incentiva a interação dos presentes. Tudo isso ao lado de uma fogueira acesa – cenário propício para a prática filosófica, como no mito de Prometeu, simbolizando o elemento fogo à valoração do conhecimento humano.
Espaços Culturais da SecultBA – A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), e localizados em diversos Territórios de Identidade. Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse: www.espacosculturaisbahia.org.