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27 November 2024

Diretor geral das Prefeituras-Bairro explica os serviços oferecidos a população nas unidades

O diretor geral das Prefeituras-Bairro, Reinaldo Braga Filho, concedeu uma entrevista exclusiva hoje (14) ao Portal Click Notícias onde explica a funcionalidade e serviços oferecidos à população através das unidades.

Fotos: Marcele Correia / Click Notícias

Reinaldo explicou que as Prefeituras-Bairro substituíram as antigas Administrações Regionais – AR’s que eram no total de 18 em diversas regiões. Após a gestão do prefeito ACM Neto, juntamente coordenadas pela Diretoria Geral das Prefeituras-Bairro, as AR’s avançaram para Prefeituras-Bairro no qual são divididas em 10 regiões com cerca de 235 funcionários. “As Ar’s não tinham a estrutura que as prefeituras-bairro têm atualmente”, complementou.

As estruturas, têm como intuito descentralizar os serviços da administração municipal, tornando a Prefeitura mais próxima dos cidadãos.

De acordo com o diretor geral, hoje são 7 em funcionamento: Centro/Brotas, Subúrbio/Ilhas, Cidade Baixa, Itapuã, Cajazeiras, Pau da Lima e Cabula sendo que mais três estão em construção. “O intuito do prefeito é construir 10 unidades em cada região administrativa. Todas unidades possuem veículos, diferente das AR’s que não possuíam”, informou.

Braga ressaltou que cada unidade atende aproximadamente cinco mil pessoas por semana.

Principais serviços são:

Fotos: Marcele Correia / Click Notícias

Fotos: Marcele Correia / Click Notícias

ENTREVISTA

Click Notícias – Antigamente chamava-se AR’s. O senhor, juntamente com a gestão do prefeito ACM Neto, mudou o funcionamento? O que avançou?

Reinaldo Braga – As prefeituras-bairros substituíram as antigas Administrações Regionais – AR’ s que eram no total de 18 regiões, com cerca de 100 funcionários. As AR’s existiam desde a época do ex-prefeito Mário Kertész. Eram pequenas salas alugadas onde as lideranças políticas indicavam uma pessoa para ser um administrador regional e não existia a estrutura que as prefeituras-bairro têm atualmente, tendo uma média superior a 35 funcionários por unidade. As prefeituras bairro são a evolução das AR’s no sentido de infraestrutura, com administradores com grau 57 com salários maiores, superior a antigamente que era grau 55. Hoje todas as unidades possuem carros, antigamente não possuíam veículos, por exemplo: as AR’s não tinham telefones, nem fixos, nem celular, hoje todos têm, porém, monitorados.

Click Notícias– Como é o funcionamento das prefeituras e quais serviços são oferecidos?

Reinaldo Braga– Hoje nas prefeituras-bairro se criou regras. Se você chegar hoje em alguma unidade, por exemplo no Subúrbio, são 15 guichês e mais 7 salas de atendimentos. As prefeituras bairros oferecem serviços ligados a prefeitura de Salvador: troca de lâmpadas, ruas com buracos, pedido de multas, Meu 1º Passo, Bolsa Família, existem campanhas de secretarias da saúde dos municípios, Limpurb. A nossa próxima novidade será alistamento para jovens. Sem precisar pegar fila, acordar cedo, como antigamente. Todos os pedidos feitos pela população são encaminhados para secretários e órgãos responsáveis, e é gerado um protocolo com o nome do órgão ou empresa, o pedido é impresso na hora, e cada secretaria ou órgão dá prazo. Caso não for resolvido dentro do prazo será feito uma reclamação e não mais um pedido. São oferecidos também a segunda via do cartão do SUS na mesma hora. A maioria dos serviços são resolvidos na hora do atendimento. Tipo farmácia: são distribuídos remédios com a receita; o carnê do IPTU é feito na hora; cadastro da bolsa família; cadastrar uma criança no primeiro passo para receber aquele benefício financeiro; o Salvador Card, automaticamente o estudante recarrega seu cartão. A prefeitura bairro é mudança. O guichê que é mais procurado, esse será ampliado. Além de trabalharmos muito com campanhas, seja de conscientização de uma secretaria ou empresa. Dos 10 serviços solicitados às prefeituras, 9 são feitos na hora. Apenas 10% precisamos abrir prazo como tapar buraco: damos um prazo de 30 dias por causa da empresa de asfalto, por a cidade ser grande, a demanda é grande, justamente as manutenções de vias públicas.

Click Notícias – A prefeitura de Salvador tem projetos para construir mais unidades?

Reinaldo Braga –  Sim. Estamos em obras para mais 3 unidades: Valeria, São Caetano e na Região da Barra. Vamos virar o ano com o total de 10 unidades.

Click Notícias – Quem mais procura as prefeituras-bairro: população ou líderes comunitários?

Reinaldo Braga – A população. Porém, sempre tem aquele líder que vai lá toda semana, que é aposentado e quer ajudar a sua comunidade; ou aquele que tem pretensão em ser vereador e sai anotando os problemas como: lixo e iluminação, e toda semana está lá.

512 mil pessoas registraram atendimento nas 7 unidades, das 512 mil, 193 mil pessoas diferentes foram registrar seu pedido.

Click Notícias – Os resultados esperados no projeto das prefeituras-bairro estão sendo realizados ou são a longo prazo?

Reinaldo Braga– Bom, ainda não é o esperado pelo nosso Prefeito ACM Neto. O que ele planejou para a população é ainda maior e mais avançado.