Data de Hoje
24 November 2024
Escritor Jorge amado/ Foto: Divulgação

Fundação Casa de Jorge Amado abre exposição Jorge, Amado e Compartilhado

O acervo documental da Fundação Casa de Jorge Amado ficará à mostra para a população na exposição Jorge, Amado e Compartilhado, a partir do dia 27 de outubro, no Shopping da Bahia. A exposição reúne documentos que cobrem um período que vai de 1932 até os dias atuais, e é constituído de revistas, periódicos, manuscritos bibliográficos, correspondências, fotografias, vídeos e cartazes, assim como de prêmios e objetos que se relacionam com o romancista. A mostra da Fundação Casa de Jorge Amado, uma das 15 instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA), segue até o dia 09 de novembro.

Esse acervo tem sido objeto de renovado interesse de milhares de visitantes e admiradores de sua produção literária, bem assim de expressivo número de pesquisadores da Bahia, do Brasil e do exterior, garantindo uma importante contribuição para o desempenho e para a expansão e fortalecimento da cultura literária e preservação da memória histórica, política e cultural do país.

A exposição contou com o patrocínio do Banco Itaú e do Ministério da Cultura, visando a digitalização de parte do seu acervo documental e audiovisual da Casa para preservação dos documentos e otimização do atendimento da demanda dos pesquisadores, viabilizada por um sistema criado apara expandir o acesso, através da internet, no portal www.jorgeamado.org.br.

Sobre a Fundação Casa de Jorge Amado – Entidade privada, de caráter cultural, sem fins lucrativos, a Fundação Casa de Jorge Amado (FCJA) foi criada a 2 de julho de 1986 com o propósito de tornar-se um centro de documentação encarregado de gerir, preservar e divulgar o acervo de documentos relativos à vida e à obra do escritor Jorge Amado. A Fundação Casa de Jorge Amado é uma das 15 instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br.

Exposição Jorge, Amado e Compartilhado

Quando: De 27/10 a 09/11/2015, de 9h às 22h.

Endereço: Shopping da Bahia – Praça Luiz Gama

Quanto: Grátis

Mais informações: 71 3321-0122

Site: http://www.jorgeamado.org.br

 

Fonte: Laboratório de Notícias