Data de Hoje
18 October 2024

IMAGENS FORTES :Pênis é amputado por causa de câncer

O cancro do pênis ou câncer de pênis é um tumor maligno encontrado na pele ou nos tecidos do pênis. Cerca de 95% dos casos de câncer de pênis são carcinomas de células escamosas. Outros tipos de cancro do pênis, tais como carcinoma de células de Merkel, carcinoma de células pequenas, o melanoma e outros são geralmente raros

Câncer de pênis é um tumor maligno pouco frequente que se desenvolve, em geral, a partir dos 40, 50 anos.

Câncer de pênis é um câncer raro em países desenvolvidos, com incidência anual, entre 0,3 a 1 por 100.000 por ano representando cerca de 0,4-0,6% de todos os tumores malignos. A incidência anual é de aproximadamente 1 em 100.000 homens nos Estados Unidos, 1 em 250.000 na Austrália, e 0,82 por 100 mil, na Dinamarca. No Reino Unido, menos de 500 homens são diagnosticados com câncer de pênis a cada ano.

No entanto, no desenvolvimento de câncer de pênis no mundo é muito mais comum. Por exemplo, no Paraguai, Uruguai, Uganda e Brasil, a incidência é de 4,2, 4,4, 2,8 e 1,5-3,7 por 100.000, respectivamente. Em alguns países da América do Sul, África e Ásia, este tipo de câncer constitui-se a 10% das doenças malignas em homens.  A menor incidência é de israelenses judeus, 0,1 por 100.000.

Imagem2

Tratando o câncer/ Foto: Reprodução~]ao

O risco de vida foi estimado em 1 em 1437 nos Estados Unidos e um em 1694, na Dinamarca.

Fatores de risco

São fatores de risco:

1) fimose que impede a exposição da glande (cabeça do pênis) por causa do estreitamento do prepúcio (a pele que reveste a glande);

2) acúmulo de esmegma (secreção branca resultante da descamação celular);

3) higiene local precária;

4) falta de informação;

5) má situação socioeconômica e educacional das pessoas, em geral moradoras das regiões mais carentes.

Dados epidemiológicos revelam que a infecção pelo HPV (papilomavírus humano, principalmente pelos tipos 16 e 18), pode estar entre as causas do câncer de pênis.

Segundo pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia, embora grande número de casos tratados de câncer de pênis esteja concentrado em São Paulo, a maioria dos pacientes veio dos estados do Norte e Nordeste.

Imagem3

Imagem4

Pênis já amputado/ Foto: Reprodução

 Classificação

Cerca de 95% dos casos de câncer de pênis são carcinomas de células escamosas. Eles são classificados nos seguintes tipos:

  •      Basaloide (4%)
  •      Verrucosa (6%)
  •      Misto verrucosa-basaloide (17%)
  •      Verrucosa (8%)
  •      Papilar (7%)
  •     Outro SCC misto (7%)
  •      Arcinomas sarcomatóides (1%)
  •      Não especificada de outro modo (49%)

Outros tipos de carcinomas são raros e podem incluir pequenas células, de células de Merkel, de células claras, de células sebáceas ou tumores de células basais. Neoplasias não-epiteliais, tais como melanomas e sarcomas são ainda mais raros. 

Imagem1

Tumores HPV positivos

Prevalência do papiloma vírus humano em cânceres de pênis é elevado em cerca de 40%. HPV16 é o genótipo predominante representando aproximadamente 63% dos tumores de HPV positivo. Entre enrugadas / cânceres basalióides a prevalência do HPV é de 70-100%, enquanto que em outros tipos, é em torno de 30%

Os sintomas

  •      Vermelhidão do pênis 
  •      Rash no pênis
  •      Descarga mau cheiro do pênis
  •      Dor no pênis 
  •      Crescimento ou ferida no pênis que não sara no prazo de quatro semanas (pode ser parecido com uma verruga, úlcera ou blister), pode ou não ser doloroso 
  •      Sangramento do pênis ou de debaixo do prepúcio 
  •      Mudança na cor do pênis 
  •      Fimose 

Imagem5 Imagem6

Os fatores de risco

Infecções

Homens HIV-infecção HIV-positivas têm oito vezes mais risco de desenvolver câncer de pênis do que os homens HIV-negativos. 

Papilomavírus humano-HPV é um fator de risco para o desenvolvimento de câncer de pênis.  De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), o HPV é responsável por cerca de 800 (cerca de 40%) dos1.570 casos de câncer de pênis diagnosticados anualmente nos Estados Unidos.  Existem mais de 120 tipos de HPV. 

Verrugas genitais ou verrugas genitais perianais aumentar o risco de câncer de pênis invasivo em cerca de 3,7 vezes, se ocorreu mais de dois anos antes da data de referência. Cerca de metade dos homens com câncer de pênis também têm verrugas genitais, que são causadas por HPV .

Higiene e lesão

Má higiene higiene-deficiente pode aumentar o risco de um homem de câncer de pênis.

 Esmegma-Esmegma, uma substância esbranquiçada que pode acumular sob o prepúcio, está associado amaior risco de câncer de pênis. A American Câncer Society sugere que esmegma pode não ser cancerígenas, mas pode aumentar o risco de causar irritação e inflamação do pênis. 

Balanite e peniana lesão inflamação do prepúcio e / ou da glande (balanite) está associado a cerca de 3,1vezes maior risco de câncer de pênis.  É geralmente causada por falta de higiene, reações alérgicas a certossabonetes, ou um subjacente estado de saúde, como artrite reativa, infecção ou diabetes.  Pequenas lágrimas e escoriações do pênis estão associados com cerca de 3,9 vezes maior risco de câncer.

Imagem18

Estado avançado de câncer no pênis/ foto: Reprodução

Fimose-Fimose é uma condição médica em que o prepúcio não pode ser completamente retraído sobre a glande. Ele é considerado um fator de risco significativo para o desenvolvimento de câncer de pênis (odds ratio de38-65). A fimose também pode ser um sintoma de câncer de pênis. 

Parafimose-Parafimose é uma condição médica em que o prepúcio fica preso atrás da glande. Ele é considerado um fator de risco para o desenvolvimento de câncer de pênis. 

Circuncisão alguns estudos mostram que a circuncisão durante a infância ou na infância, pode proporcionar uma proteção parcial contra o cancro do pênis, mas este não é o caso quando realizada na idade adulta. Foi sugerido que a redução do risco pode ser devido a um risco reduzido de fimose; outros mecanismos possíveis incluem a redução do risco de infecção esmegma e HPV.

Este estado é tão grave que acabou criando larvas no pênis 

Pênis em estado avançado com larvas/fot Reprodução

Pênis em estado avançado com larvas/fot Reprodução

Recomendações

* Ensine as crianças, desde pequenas, a maneira adequada de fazer a higiene intima todos os dias;

* Saiba que a cirurgia de fimose, ou circuncisão, para remover a pele do prepúcio que impede a exposição da glande e dificulta a higiene do local é simples e não requer internação hospitalar. Homens circuncidados estão mais protegidos contra o câncer de pênis;

* Não se descuide. O autoexame do pênis e das áreas ao redor é um passo importante para localizar lesões iniciais, fazer os diagnóstico e introduzir o tratamento;

* Use camisinha nas relações sexuais;

* Não adie a visita ao médico se notar qualquer alteração no pênis.

 

Veja o vídeo sobre o que o especialista fala sobre no assunto:

Por: drauzio varella