Data de Hoje
27 November 2024

Ibametro reprova 32 radares na Bahia

Trinta e dois radares foram reprovados pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), após fiscalizações, este ano, em vias da Bahia. Destes, 18 foram em ruas e avenidas de Salvador. Os dados foram obtidos por levantamento feito por A TARDE no Portal de Serviços do Inmetro nos Estados (Psei).

Entre eles está o radar da Av. Paralela (sentido aeroporto), que multou um Monza 96 por transitar a 368 km/h. Este equipamento foi interditado na última terça-feira pelo Ibametro, que identificou que o aparelho não registrava imagens de veículos que passavam acima da velocidade em três das cinco faixas da via.

A Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador) identificou, além do caso do Monza, outras 23 situações (registradas em 14 radares) de erro do sistema. Segundo o titular do órgão, Fabrizzio Muller, todas as multas foram retiradas.

Equipamentos são aferidos 5 vezes ao ano

Casos de erro podem abrir precedentes para recursos

Novos casos de erro de radares vêm à tona em Salvador

Ibametro interdita radar que multou Monza a 368 km/h

Problemas em radares geram multas indevidas em Salvador

No entanto, por conta destas “falhas”, a Associação Baiana de Proteção aos Proprietários e Condutores de Veículo Automotor (ABCV) solicitou a suspensão da operação de fiscalização eletrônica de Salvador.

Para o presidente da entidade, Clezer Costa, todos os equipamentos devem passar por nova aferição. “O problema são os carros multados por trafegar a 100 km/h. Será que o radar está correto?”, questiona.

Muller descartou a possibilidade de suspender a fiscalização eletrônica e garantiu que não há problemas quanto à medição de velocidade. “Tanto que o problema encontrado no radar foi de imagem, não de velocidade”, ressaltou