ACM Neto viaja e Célia evita comentar transmissão de cargo
Em mais uma viagem ao exterior, desta vez aos Estados Unidos, o prefeito ACM Neto (DEM) não transmitiu oficialmente o cargo a sua vice Célia Sacramento (PPL). Pela legislação, o gestor é obrigado a passar o posto em caso de ausência superior a 15 dias, o que não é o caso da viagem em caráter pessoal de Neto durante o feriadão do Dia de Finados. Aliás, Neto nunca deixou a prefeitura por mais de 15 dias de modo a necessitar a oficialização da sua substituição temporária, como ocorreu no caso do governador Rui Costa (PT) recentemente, que viajou à Europa e deixou o comando do estado nas mãos do seu vice, o secretário João Leão (PP).
O democrata deixou a capital baiana na última quinta-feira (29) e deve retornar na manhã de terça-feira (3), conforme informações da Assessoria Geral de Comunicação (Agecom) da prefeitura.
Procurada pela reportagem, Célia desconversou quando perguntada se estava respondendo oficialmente pelo Palácio Thomé de Souza na falta do prefeito. “Surgindo uma demanda, responde ele ou eu. Trabalhamos juntos”, despistou. Ainda segundo a Agecom, os secretários, a exemplo de Luiz Carreira, da Casa Civil, estão na prefeitura prontos para resolverem o que aparecer e quando o prefeito se afasta, “automaticamente” a vice assume. “ACM Neto ficará fora apenas no feriado e resolverá qualquer problema da cidade com os secretários que ficarão na cidade”, diz trecho emitido pela assessoria do democrata.
Desde que o prefeito ACM Neto assumiu o município em 2013, a gestão ficou com a vice-prefeita poucas vezes. A primeira vez, considerada histórica, foi em janeiro de 2014, quando o democrata viajou à Espanha por três dias, de 8 a 10 daquele mês, para tratar de assuntos referentes à mobilidade urbana. A prefeitura de Salvador teve, pela primeira vez, uma mulher negra sentada na principal cadeira do Executivo soteropolitano.
A segunda vez que o prefeito deixou a capital foi em abril deste ano, em uma ocasião como a que ocorre agora no feriadão de Finados. Na época, Neto viajou em um final de semana que tinha o feriado de Tiradentes na sequência, o que fez com a vice-prefeita não tivesse despachos a fazer. A viagem em questão foi novamente à Espanha com o objetivo de “vender” a cidade turisticamente.
A vice-prefeita, que foi eleita na função pelo PV, agora se encontra no PPL e, ao que tudo indica, não deve permanecer no posto na rearrumação da chapa de Neto em 2016. Até o momento, os nomes cotados para a vice-prefeitura são secretários destacados da administração