Data de Hoje
1 October 2024

Av. Suburbana ganha duas novas linhas de ônibus nesta terça-feira (3)

Linhas novas terão itinerário apenas de ida, com o retorno acontecendo direto, sem parada em pontos

A Avenida Suburbana passou a contar nesta terça-feira (3) com mais duas linhas de ônibus. De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), foram acrescentados dez novos coletivos da empresa Plataforma com as linhas “Itacaranha – Estação Iguatemi” e “Itacaranha – Terminal da França”. As novas linhas foram criadas após protestos de moradores da região, que reclamavam da dificuldade de locomoção na região.

As novas linhas têm como partida o ponto do Posto BR de Itacaranha e terá o itinerário apenas de ida, com o retorno acontecendo direto, sem parada em pontos. Segundo a Semob, isto acontece para gerar maior fluidez e permitir a saída daqueles usuários do bairro para acessar demais áreas da cidade

Além disso, sete linhas que atuam na área tiveram o ponto de partida antecipado para o ponto do Posto BR de Itacaranha. A alteração deste ponto afetou as linhas: Mirantes de Periperi (Itacaranha) – Boca do Rio/Rodoviária, Paripe – Barra, Paripe – Rodoviária, Mirantes de Periperi – Itaigara, Mirantes de Periperi – Ondina e Alto da Terezinha/Rio Sena – Pituba.

A linha “Itacaranha – Estação Iguatemi” vai sair da Av. Afrânio Peixoto (Suburbana), seguindo pela rua Régis Pacheco, Viaduto dos Motoristas, rua Régis Pacheco, Largo do Tanque, Av. San Martim, Largo do Retiro, Av. Barros Reis, Rótula do Abacaxi e Av. ACM (Stiep/Iguatemi). Também com partida da Suburbana, a linha “Itacaranha – Terminal da França” segue pela rua Luiz Maria, rua Imperador, rua Padre Antônio Sá, Av. Oscar Pontes e Av. da França.

No último dia 19 de outubro, a Semob já havia disponibilizado 29 ônibus extras diários para toda a Av. Suburbana. Com isso, a pasta busca facilitar a locomoção dos moradores da região.

Segundo o secretário de Mobilidade, Fábio Mota, os usuários dessas novas linhas podem utilizar o benefício da integração para ir para os demais pontos da cidade, através dos novos coletivos. “Vale ressaltar que esses dois itinerários são de interesse dos moradores da região, mas devem ser utilizados também para facilitar o acesso a outros pontos da cidade através da integração. A partir da Estação Iguatemi e do Terminal da França, os usuários podem pegar ônibus para qualquer lugar da cidade e, com o Bilhete Único, o segundo coletivo será gratuito”, lembra.

Agentes da Prefeitura estão em operação na Av. Suburbana para auxiliar os usuários e monitorar o funcionamento das novas linhas, assim como representantes da Plataforma, que têm orientado os usuários sobre as novas linhas através de panfletos.

Reivindicação

No último dia 22 de outubro, moradores da região da Avenida Suburbana fecharam o trânsito em protesto contra a irregularidade nas paradas dos ônibus nos pontos. Além disso, os moradores reclamaram que os ônibus não conseguem atender à demanda e como as vans clandestinas pararam de circular nesta manhã, a situação ficou pior.

Na época, os manifestantes usaram pneus queimados para bloquear o trânsito, no sentido Calçada. Também usaram cartazes e ocuparam a via. Por conta do protesto, os ônibus ficaram parados em fila à direita. Por conta do protesto, um grande congestionamento se formou na região