Data de Hoje
27 November 2024
Audiência pública foi realizada pela Ouvidoria da Câmara Municipal de Salvador/ Foto: Montagem Click Notícias

Populares e trabalhadores questionam serviços prestados pela Coelba

Audiência pública foi realizada pela Ouvidoria da Câmara Municipal de Salvador

De acordo com dados da Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon-BA), as reclamações mais frequentes em relação aos serviços oferecidos pela Coelba são por cobranças indevidas, dúvidas em cobranças, serviços não prestados e danos elétricos. O ouvidor-geral da Câmara Municipal, vereador Henrique Carballal (PV), em audiência pública realizada no Centro de Cultura, na manhã desta quarta-feira (4), recebeu relatório de representantes do Sindicato dos Eletricitários do Estado da Bahia (Sinergia) com denúncias sobre as condições de trabalho da empresa que interferem na qualidade do serviço oferecido.

Entre as denúncias feitas pelos trabalhadores, a inversão da posição dos fios de alta tensão nos postes para dificultar as ligações clandestinas conhecidas como ‘gatos’. De acordo com o coordenador-geral do Sinergia, Regino Marques, a medida expõe funcionários e populares ao risco de acidentes fatais. O representante da categoria expôs dados da Fundação Coge, em pesquisas realizadas de 2003 até 2014, que colocam a Coelba como um dos fornecedores de energia “líderes em acidentes de trabalho com mortes”.

Além das denúncias pelos trabalhadores, os vereadores relataram a dificuldade em intermediar solicitações feitas por populares à Coelba.

“Se para nós, representantes de 3 milhões de cidadãos, já é difícil receber uma resposta positiva às demandas, imagine para um popular que não tem essa representatividade. A Ouvidoria desta Casa irá analisar o relatório entregue pelo Sinergia e, se comprovadas as denúncias, vai encaminhar para o Ministério Público do Trabalho e órgão competentes”, afirmou Henrique Carballal, que também demonstrou preocupação com o problema da poda das árvores que possuem rede elétrica por perto.

Assédio moral

Denúncias de assédio moral também foram relatadas por funcionários e pelo vereador Gilmar Santiago (PT). O representante dos trabalhadores no Conselho da Coelba, Antônio Augusto Pereira, conhecido popularmente como ‘Scooby Doo’, diz ter sofrido represálias após denunciar irregularidades na empresa.

“Enquanto eu não tive espaço para falar, estava tudo bem. Depois que comecei a expor, já recebi duas suspensões, uma advertência, 45 dias de trabalho cortados e uma ameaça de expulsão do Conselho”, declarou Antônio Augusto Pereira.

Ainda participaram do debate os vereadores Cláudio Tinoco (DEM), Kiki Bispo (PDT), Orlando Palhinha (DEM) e Paulo Magalhães Júnior (PSC), que também cobraram melhor qualidade de serviços por parte da Coelba.

Fonte: Ascom-CMS