Data de Hoje
24 November 2024
Apresentação Fundação Cidade Mãe/Foto: Divulgação

Fundação Cidade Mãe concede certificados para alunos dos cursos de dança e artes

Muitos sorrisos motivados pelo orgulho de fazer arte. Assim foi a tarde de vários jovens que receberam os certificados dos primeiros cursos de artes plásticas e dança disponibilizados pela Fundação Cidade Mãe (FCM) através do programa Jovem Aprendiz, nesta quinta-feira (5), no auditório do Centro Cultural da Câmara Municipal, no Centro. Com o tema “Raízes”, que remete à ancestralidade africana, uma plateia lotada formada por estudantes, professores, empresários e outros convidados se amontoou para presenciar a apresentação dos grupos de dança da FCM dos bairros de Canabrava, Saramandaia e Nordeste de Amaralina.
 
No local do evento, foram expostas obras dos jovens do Nordeste de Amaralina, que fazem parte da primeira turma de artes plásticas do programa Jovem Aprendiz do Brasil. Os dois cursos tiveram a carga horária de 1.200 horas, que se estenderam durante 15 meses. A professora de artes Tânia Paixão diz que o processo de aprendizagem foi duro, mas que o resultado foi proveitoso: “A princípio foi um trabalho complexo, mas com o tempo descobrimos vários talentos. O saldo foi bastante positivo”, explicou a professora.
 
Os alunos sentiram bastante orgulho em expor suas obras, a exemplo de Anderson Sena, de 20 anos. “No meu quadro, há as baianas, que representam o nosso povo, e os monumentos que representam a Bahia, que são o Elevador Lacerda, o Farol da Barra e as Igrejas do Centro Histórico”, mostrou. “O curso serviu para aprimorar nossa técnica e fazer aflorar nossa criatividade. Ajudou também a melhorar nossa autoestima”, completou o estudante Lucas Cruz, 21.
Cidade Mãe - 05-11-2015 - Agecom- Henrique Pinheiro (1)
 
A plateia ficou admirada com as apresentações dos grupos de dança. A auxiliar de classe Kátia Oliveira, 34, veio acompanhando a filha Janaína Oliveira, de 17, que faz parte do grupo de dança de Saramandaia. “É uma iniciativa muito boa e mais um incentivo para os jovens buscarem um futuro melhor”, afirmou a mãe. Já a dançarina Alexia Mendes, 16, enalteceu o curso e disse que aproveitou o máximo que pôde. “Foi difícil no início, mas foi ficando cada vez mais legal. Conhecemos pessoas ótimas e essa experiência vou levar para toda a minha vida”, revelou.
 
“Esse é um encontro que firma mais uma chance de dar oportunidades aos jovens. Firmamos quase 30 parcerias para esse projeto acontecer, o que mostra que estamos aproximando o poder público do setor empresarial para que esse possa cumprir com sua função social. Nosso trabalho é mostrar a esses jovens que eles são capazes de fazer arte. Essa cerimônia é a consagração de todo o esforço depositado neles”, concluiu a presidente da FCM, Risalva Telles.   
Agecom