veja vídeo Guarda municipal é afastado após ser filmado agredindo homem
Envolvidos foram encaminhados para a delegacia de Luís Eduardo Magalhães, ouvidos e liberados
Um guarda municipal de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia, foi afastado do trabalho pela prefeitura da cidade depois de aparecer em um vídeo agredindo um homem em frente a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. As imagens da agressão foram divulgadas na internet.
A agressão aconteceu na noite de quarta (10). No vídeo, registrado por um amigo da vítima, é possível ouvir quando o rapaz agredido pergunta se o guarda não vai ajudar a socorrer uma pessoa que ele estava socorrendo.
O guarda responde que não iria ajudar porque não é pago para isso. O rapaz então pede para o amigo focar o rosto do guarda. “Filma lá a cara dele. Desse p… no c…”, diz ele. Xingado, o guarda pede para o rapaz ficar “quietinho” e depois parte para cima dele.
Os envolvidos foram encaminhados para a delegacia da cidade, ouvidos e liberados. O rapaz agredido estava prestando socorro a um amigo que estaria passando mal por conta do consumo excessivo de álcool.
Em nota, a prefeitura de Luís Eduardo Magalhães lamentou o fato e repudiou a atitude do guarda municipal. “Mesmo caracterizado o desacato, repudiamos a atitude intempestiva do profissional que estava no local para manter a ordem, e contribuir para o bom andamento do trabalho da unidade”, diz o texto.
O guarda foi afastado temporariamente pela Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, que vai instaurar um processo administrativo para apurar o acontecido.