Este será o Natal da pesquisa e do garimpo de preços
Comércio prevê queda nas vendas e nas contratações das festas de final de ano
O Natal deste ano deverá ser pior que o do ano passado para o comércio baiano, de acordo com estimativas de entidades e especialistas do setor. O Sindicato dos Lojistas do Comércio da Bahia (Sindiloja), por exemplo, prevê que as vendas nesse período caiam 8%, diferente do ano anterior que obteve crescimento de 4%.
Segundo Paulo Mota, presidente do Sindiloja, a crise econômica e política do país mudou o comportamento do consumidor, que tem sido mais cauteloso na hora de comprar.
As estatísticas confirmam isso. O Sindiloja destacou que de janeiro a outubro deste ano, 50 mil postos de trabalhos foram fechados na Bahia, sendo 15 mil na capital. “Diante desse cenário, a preocupação atual dos lojistas é manter o quadro de funcionários, contratando temporários em casos de extrema necessidade”, justificou Mota.
Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC),essa será a primeira queda desde o início da série histórica sobre vendas de comércio, em 2004. A retração será acompanhada de queda de 2,3% no número de vagas para contratação temporária, acrescenta a CNC.
Um dos segmentos mais afetados é o de móveis e eletrodomésticos, em razão da desvalorização cambial, da alta da inflação e, em especial, do encarecimento do crédito. A retração projetada este ano para as vendas do segmento atinge 16,3%, segundo informou a CNC.
Diante disso, caprichar na decoração das vitrines tem sido a estratégia usada pelos lojistas para chamar à atenção do consumidor.
Shoppings apostam em promoções para atrair clientes
A beleza do natal atrai até quem não costuma ir ao shopping, e é essa a estratégia usada pelos lojistas para driblar a crise. Os consumidores até estão indo aos shoppings, mas para pesquisar e garimpar. “Estou olhando tudo com calma, mas já decidi que este ano, os presentes serão apenas lembranças”,disse a publicitária Luciana Santana.
A queda no faturamento dos lojistas está levando os shoppings de Salvador a repensarem a cobrança de estacionamento. O Shopping da Bahia, por exemplo em alinhamento com a Associação de Lojistas (ALSCIB), anunciou mudanças nas regras de estacionamento, que desde o dia 22 de junho passou a cobrar valores.
O Paralela deixou de cobrar no horário de almoço comercial, o Bela Vista anunciou desconto. O Shopping Itaigara, nunca cobrou o serviço .Segundo a empresaria, Stela Albuquerque, dona de uma loja de moda feminina no local, a isenção ajudou. “ Estamos na contramão da crise. Consegui contratar duas funcionários temporárias, apesar do retorno ainda ser bastante negativo”, explicou a empresaria.
Enquanto o pessoal pesquisa, belas árvores, Papai Noel e muita luz iluminam a mente de quem já começou a pensar nos presentes de Natal.
Por Rivânia Nascimento/Click Notícias