Troca de pontos de programas de fidelidade por produtos e viagens cresce 15% na atual crise
Dá para utilizar estes pontos para abastecer o carro, fazer compras no mercado e até para pagar luz e água
Com o aperto nas contas este ano, o trabalhador tem se virado como pode para garantir uma grana extra. Neste cenário, os programas de fidelidade que permitem trocar pontos acumulados por produtos e serviços são uma moeda alternativa valiosa.
Afinal, quem não quer ganhar prêmios ‘de graça’? Apesar da principal forma de uso ainda ser associada a passagens aéreas, dá para utilizar estes pontos para abastecer o carro, fazer compras no mercado e até para pagar luz e água.
O número de pontos resgatados no país cresceu cerca de 15% entre os meses de janeiro e outubro. Já a troca de pontos de fidelidade por produtos e serviços quase triplicou em algumas empresas.
“Funciona como uma caderneta de poupança. Quando a pessoa coloca combustível, faz compras, acumula pontos. No final, ela terá uma poupança de pontos, que podem ser resgatados e trocados por uma série de produtos ou serviços”, explica o presidente da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), Roberto Medeiros.
A empresária Milene Araújo, de 50 anos, acumula pontos em três cartões e já fez diversas viagens
“Embora o cenário seja positivo, o segmento de fidelização ainda tem muito a crescer. Cerca de 92% da população da Austrália participa deste tipo de programa. Nos Estados Unidos são 44,5% e, aqui, apenas 8,6%”, complementa Medeiros, que também preside a rede Multiplus, do Grupo TAM, composta por empresas e programas de fidelização.
Entre janeiro e setembro de 2015, a rede registrou um crescimento de 9,5% no total de pontos resgatados na comparação com o mesmo período do ano passado. O crescimento é resultado de um aumento de 6,4% no número de resgates de passagens e um incremento de 37,2% de itens não aéreos. “O campeão de resgate no último bimestre foi o aspirador de pó. Com esse desafio na economia, as pessoas estão aproveitando os pontos para ajudar no seu dia a dia”, diz.
Na Smiles, a quantidade de pontos resgatados pela Gol cresceu 2,3% em setembro deste ano, em relação ao mesmo período de 2014. Já o número de pontos provenientes de outros produtos cresceu 253%. O volume de resgate na rede LTM cresceu 39% de 2014 para 2015. Em alguns segmentos, como recarga de celular e Pague Suas Contas, o crescimento chegou a 170%.
Consumo
Mesmo com a alta do uso de pontos com outros produtos, o foco de muita gente ainda é acumular para viajar. A empresária Milene Araújo, de 50 anos, por exemplo, acumula pontos em três cartões de crédito e já fez diversas viagens.
“Já fui para Minas, São Paulo, Espírito Santo, Argentina, Chile etc. Muitas vezes, mudo a forma de pagamento por conta dos pontos, mas só compro o que preciso”, conta. “Pago à vista se tiver desconto. Se não, uso o cartão para acumular”, completa.
O engenheiro civil Marcos Gonçalves, 28, também prefere focar nas viagens, mas já utiliza os programas de fidelidade para conseguir outros brindes. “Faço parte do Km de Vantagens, do Ipiranga, e do Premia, da Petrobras. Com isso, pago o cinema uma vez ao mês”, conta ele, que irá para o Chile em dezembro com passagens compradas com milhas.
“Comprei duas passagens de ida e volta por 72 mil milhas e só paguei as taxas”, diz. “Sempre uso o cartão para acumular milhas, mas nunca ultrapasso o orçamento”.