Médicos da UPA de Itinga entram em greve por tempo indeterminado
Após assembleia na noite dessa terça-feira (17), os médicos que trabalham na UPA de Itinga decidiram iniciar uma greve por tempo indeterminado a partir desta quarta-feira (18). Ao Metro1, o presidente do Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed), Francisco Magalhães, afirmou que os plantonistas estão dando suporte apenas aos pacientes internados que vieram do plantão anterior, mas a expectativa é que todos sejam transferidos para as unidades de saúde mais próximas, a depender dos casos. Eles vão notificar o SAMU e a CER solicitando priorizar estas transferências, além de não encaminhar pacientes para a UPA enquanto durar a paralisação.
Entre as reivindicações, os médicos querem pagamento dos profissionais que prestam serviço sob regime PJ (Pessoa Jurídica) até o dia 20 do mês subsequente ao trabalhado, até a efetivação da contratação sob a CLT; compra de materiais e equipamentos, a exemplo de laringoscópio para a pediatria, desfibriladores e equipamentos para processamento dos exames no laboratório da unidade; além de segurança interna da UPA, através de policiais militares.
Ainda segundo Francisco Magalhães o Ministério Público do Trabalho também está sendo acionado e eles aguardam uma negociação com o sindicato para que as atividades sejam retomadas.