Data de Hoje
24 November 2024
TV Pelourinho/ Foto: Reprodução

Centro de Cultura apresenta mostra de filmes da TV Pelourinho

Programação contou ainda com música executada por estudantes da Ufba e coral de Libras

O Centro de Cultura da Câmara teve programação intensa na tarde de quarta-feira (18). A atividade no auditório do espaço contou com a exibição de filmes produzidos por alunos da TV Pelourinho, apresentações do Coral Mãos Brilhantes e peças musicais executadas por estudantes da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

O evento teve início com o Coral Mãos Brilhantes, formado por alunos da Oficina de Libras do Centro de Cultura.  A apresentação contou com a participação de jovens da Associação Comunitária Alto do Tororó (Acat).

A programação teve sequência com a exibição de oito curtas-metragens desenvolvidos por alunos da TV Pelourinho. As produções representam o trabalho final do curso, que durou um ano para jovens de comunidades carentes de Salvador.

O estudante Itamar Araújo, 17 anos, destacou a experiência adquirida no decorrer do curso. “Na TV Pelourinho eu aprendi a editar vídeos, que acabou se tornando uma coisa nova e produtiva em minha vida. A partir do curso, passei a assistir filmes de uma forma diferente, com um olhar diferente”, revelou.

As produções abordaram temas que estão próximos da realidade de cada um dos jovens. A desigualdade social, os animais abandonados nas ruas da cidade, o racismo e a violência ganharam foco nos trabalhos apresentados.

A violência contra a mulher foi uma das discussões que mais receberam destaque e satisfação para os professores, responsáveis também pela formação cidadã dos jovens. “Nascemos feministas mesmo sem saber, porque desde cedo somos submetidas à violência verbal que nos persegue por toda a vida”, afirmou a professora e supervisora formada na TV Pelourinho, Daiane Rosário.

Força motriz

A assistente social do Centro de Cultura, Lydia Sá, destacou o sucesso do evento. Para ela, a formação de parcerias e o surgimento de novos projetos são características das atividades realizadas no espaço multiuso da Casa.

“Este é mais um evento que aproxima e fortalece parcerias. É fruto de um processo que vai se firmando e que não se limita. A partir daqui outras coisas vão surgindo”, frisou. 

Lydia ainda associou a atuação do Centro de Cultura ao curta “Força Motriz”, exibido na mostra e que trata da energia que gera movimento. “Aqui é um lugar onde as pessoas se sentem motivadas, assim como no filme Força Motriz, é bem isso”, comparou.

A programação foi encerrada com o projeto musical “Alunos no Palco”, que contou com apresentações de flauta, violão e violino executadas por estudantes de música da Ufba.

O Centro de Cultura da Câmara é gerido pelo vereador Odiosvaldo Vigas (PDT).

Ascom- CMS