Abrasel aponta que 53% dos bares e restaurantes operam no vermelho
De acordo com pesquisa da entidade, 56% dos empresários afirmaram faturar menos da metade do ano passado
De acordo com os indicativos da Pesquisa nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurante (Abrasel) indica que 53% dos empresários do setor operam no vermelho. Para 52% da categoria o faturamento está abaixo da expectativa e, em 56% dos empreendimentos, a receita é menor do que a metade do montante contabilizado em igual período do ano de 2019.
“A pesquisa retrata o que estamos vivendo no dia-a-dia, a busca incessante de superação da impiedosa equação: custos operacionais maiores somados a oferta e a demanda reduzidas e conseguir fazer com que o resultado seja positivo para gerar capacidade financeira de honrar os compromissos, manter os empregos”, explica Luiz Henrique do Amaral, presidente executivo da Abrasel.
Ainda segundo Amaral, o setor enfrenta o aumento dos preços dos ingredientes utilizados, ausência de transporte noturno para colaboradores e um grau de endividamento jamais visto no segmento. “Os desafios são enormes, e a disposição de vencer também”, aponta. Até antes da pandemia, bares e restaurantes empregavam 6 milhões de pessoas no Brasil.
“Alguns perfis de empresa estão sofrendo mais, como os que atendem as classes A e B. Em volume estimo que já chegamos a 60% do que era na mesma época de 2019, antes da pandemia”, relatou Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel.
O presidente-executivo relatou ainda que o último dado confirma a expectativa da associação de que com o equilíbrio da oferta, já que 30% dos estabelecimentos deixou de operar. “Quem sobreviver até dezembro voltará a fazer o faturamento pré-crise”.