Data de Hoje
29 November 2024

ACM Neto empurra para julho decisão sobre vice em sua chapa

Ontem, Neto esticou ainda mais o prazo para a definição da sua candidatura, antes prevista para junho

 

O tempo passa e o cenário eleitoral de Salvador continua indefinido. Neste momento, três questões pairam sobre a cabeça de todos. A primeira: o prefeito ACM Neto (DEM) será ou não candidato à reeleição? Segunda, se o democrata disputar à recondução, quem será o seu vice? E, por fim, quem será o grande nome da oposição que poderá enfrentá-lo?

Ontem, Neto esticou ainda mais o prazo para a definição da sua candidatura, antes prevista para junho. Ressaltou também que não vai pedir aos seus secretários cotados para o cargo de vice-prefeito que saiam dos respectivos postos.

“Eu não vou tomar nenhuma decisão antes de julho. Sobre eleições de 2016, vamos conversar só em junho. Até final de julho chegaremos a uma conclusão. Como existe o prazo de desincompabitilização em junho, eles que se entendam e peçam para sair para se candidatar. Eu não vou pedir a ninguém para deixar a prefeitura”, assegurou, em entrevista à Rádio Metrópole. “Eu não vou resolver nada em junho. Até porque tenho uma vice que tem toda a minha consideração e respeito e está no processo”, acrescentou, se referindo a Célia Sacramento (PPL).

No páreo para compor a chapa de Neto, estão Sílvio Pinheiro (PSDB), da Secretaria de Urbanismo, Guilherme Bellintani (DEM), da Secretaria de Educação, Luiz Carreira (PV), da Casa Civil, e o deputado estadual licenciado Bruno Reis (PMDB), do Combate à Pobreza, além do correligionário Fábio Mota, da Mobilidade Urbana. Também é cotado o chefe de gabinete, João Roma (PRB).

A chance dos secretários deixarem os seus cargos para disputar a eleição é alta. Se isso vier a ocorrer, os substitutos dos titulares poderão ser temporariamente transformados em interinos pelo prefeito. Nessa semana, o presidente da legenda no estado e secretário de Governo de Temer, Geddel Vieira Lima, disse que, na hora certa, apresentará o nome do partido para concorrer ao cargo de vice na chapa do democrata.

“Lúcio [Vieira Lima] já me disse que se encontra muito à vontade em Brasília, conquistou espaço e está feliz. O PMDB tem outros quadros e vamos apresentar ao prefeito num momento oportuno. […] O PMDB vai reivindicar essa posição. Acho que é do tamanho do PMDB, do tamanho da nossa posição, do tamanho da importância que demos do apoio no passado, que podemos dar agora ao prefeito”, afirmou o peemedebista.

Prefeito ironiza ação de petistas contra ele

O prefeito ACM Neto ironizou ontem a ação da bancada petista contra ele por injúria no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). O julgamento do processo está previsto para ocorrer na próxima terça-feira (24).

“O medo que estou disso é zero”, disse Neto, em entrevista ao Bocão News. O prefeito acrescentou que pedirá a seu advogado que anexe à sua defesa a denúncia do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra “algumas autoridades do PT, dizendo a mesma coisa que eu disse”.

O processo criminal foi movido pelos deputados federais Jorge Solla, Afonso Florence, Luiz Caetano, Moema Gramacho e Waldenor Pereirra e pela vereadora Vânia Galvão, todos do PT, após uma declaração do prefeito ACM Neto que os deixou enfurecidos. Em junho do ano passado, o democrata disse que os petistas ficaram ricos no poder.

“O dinheiro público poderia ser investido e foi pelo ralo da corrupção para alimentar campanhas políticas do PT. Agora, a gente começa a entender por que o PT ganhou tantas eleições nos últimos anos no Brasil, além do enriquecimento pessoal de muita gente”, acusou o prefeito, em entrevista à Rádio Metrópole.