Aliado de José Carlos Machado causa mal estar dentro do DEM
À frente do diretório do Democratas (DEM) em Sergipe, José Carlos Machado tem provocado mal estar dentro do partido por aproximações com a família Aleluia, da Bahia. O aparelhamento com o filho do ex-deputado federal José Carlos Aleluia, o atual vereador de Salvador pelo DEM, Alexandre Aleluia, que deferiu críticas ao presidente nacional do próprio partido, ACM Neto, é no mínimo contraditória para quem quer o avanço da sigla no estado.
Aleluia chegou fazer recentemente críticas veladas à hegemonia da família Magalhães no campo da direita na Bahia. No entanto, a mais recente insinuação de Alexandre aconteceu quando afirmou que, com o advento do “Democratas Diversidade”, proposta de Neto para promoção de debates sobre a importância da inclusão, e da luta contra as desigualdades sociais e econômicas no país, a sigla estaria “virando filial do PSOL”. Para evitar o conflito direto, ACM se limitou a dizer sobre o caso, em entrevista recente, que não cabe mais preconceito no país.
“A pauta LGBT foi criada pela esquerda para dividir a sociedade e fazer com que a política ardilosamente se aproveite do ressentimento. Isso não tem nenhum compromisso com o partido que me elegi. Isso está muito mais próximo do PSOL”, postou no último dia 10 de abril o vereador ao citar um dos públicos que mais sofrem preconceito no Brasil.
Sobre as falas do filho, José Carlos protegeu as ofensivas com o argumento de que divergir é o que forma um partido democrático. Ora, deslegitimar uma proposta de inclusão e diversidade, uma pauta urgente no Brasil, é o oposto de democracia. Não há legitimação para o discurso de Alexandre senão mero preconceito. A movimentação do vereador, no entanto, é vista como uma forma de ‘tumultuar’ a gestão de ACM para justificar uma saída da legenda já que Aleluia pai, em entrevista ao jornal Tribuna da Bahia, no dia 16 de abril, não garantiu a presença no grupo de ACM Neto em 2022.
Machado, em Sergipe, prometeu uma ‘ressureição’ do partido, tendo em vista o mal desempenho do DEM nas eleições de 2020, mas as alianças com críticos a legenda que defende, e sobretudo a pautas que promovem o bem estar da sociedade brasileira, fazem minar possibilidades de avanço na sua gestão no estado.