Data de Hoje
8 September 2024

Após anos de descanso e acidente governo do PT promete melhorias no sistema Ferry-Boat

Com mais de 16 anos no comando do governo da Bahia, o Partido dos Trabalhadores (PT) prometeu melhorias no sistema Ferry-Boat nesta segunda-feira (6), após as cenas de terror das pessoas apavoradas com a colisão entre os ferries Pinheiro e Maria Bethânia no terminal de Bom Despacho, em Itaparica.

O governador, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou medidas para evitar novos acidentes. “Assim que tomamos conhecimento do choque entre os ferries, chamamos a empresa, a Agerba e junto com o secretário estadual pedimos resolutividade em aspectos importantes para melhoria do tráfego das embarcações”, disse o governador durante a inauguração da reforma da sede histórica do Corpo de Bombeiros da Barroquinha.

“Espero que logo a gente possa fazer a dragagem para o outro lado. Ali está danificando as embarcações. Teve um acidente e gente precisa ajustar para que possa ter pelo menos duas embarcações ao mesmo tempo, uma entrando e outra saindo para ganhar tempo no atendimento”, afirmou Rodrigues.

Problemas nas embarcações
Em novembro de 2022, uma falha deixou ferry-boat Maria Bethânia coberto por fumaça. No entanto, a Internacional Travessias, administradora do sistema,  afirmou que não houve incêndio na embarcação.

Já em dezembro, enquanto muita gente já começou a fazer fila no Terminal Marítimo de São Joaquim para as comemorações de fim de ano, um grupo de manifestantes promoveu um protesto no local, pedindo melhorias na qualidade do serviço. Segundo os organizadores do movimento, em média, 30 pessoas participaram da manifestação que durou meia hora, mas não interferiu no fluxo e funcionamento da do ferry que operou normalmente.

“Nosso objetivo é chamar a atenção do governo do estado para as condições estruturantes do sistema. Mas, atualmente, não só do equipamento ferry boat, porém, de toda infraestrutura dos terminais e da necessidade de uma dragagem mais que urgente em Bom Despacho. Nós não temos condições de ter esses serviços prestados com excelência da maneira como está”, afirma o comerciante e um dos organizadores do protesto, Cledson Oliveira.

“A população de Itaparica cresceu, a de Vera Cruz também, assim como o número de pessoas que frequentam o Baixo Sul e a Costa do Dendê, que é cada dia maior. O serviço prestado pelo estado não sofreu nenhuma alteração para se adaptar a essa demanda, ao contrário, caiu o número de embarcações. São apenas três e com muita dificuldade”.