Após atos de vandalismo, totens em pontos de ônibus deixam de ser instalados
Secretário afirma que Prefeitura busca novas formas e locais para implementar os equipamentos
Totem instalado na Avenida Bonocô também sofre com atos de vândalos. (Foto: Arisson Marinho/ Correio)
Os usuários do transporte público em Salvador não receberam muito bem os totens instalados em alguns pontos de ônibus, desde o início do ano. O secretário de Urbanismo e Transporte do Município, Fábio Mota, explicou que os casos de vandalismo obrigaram a Prefeitura a planejar novos métodos de informar à população sobre o itinerário dos ônibus da cidade.
“Recolhemos duas vezes o totem instalado no Iguatemi, assim como tivemos casos de vandalismo na Bonocô e no Mercado do Peixe do Rio Vermelho. Paramos de instalar”, informou o secretário, que disse que cinco equipamentos ainda estão instalados na cidade. Estavam previstos serem colocados 58 painéis informativos em estações e pontos até o fim do ano.
Uma das novidades na implantação atende, especificamente, estudantes de universidades da capital baiana. Segundo o secretário, a pasta está empenhada a colocar monitores em praças de alimentação dos centros de educação. Já foram instaladas telas na Universidade Católica de Salvador (Ucsal), na Universidade Federal da Bahia (Ufba) e na Universidade Estadual da Bahia (Uneb). “O nosso interesse é implementar em todas as universidades e em pontos que estejam seguros para receber o equipamento”, reforçou Mota.
Os monitores servem para trabalhar da mesma forma que os totens em pontos de ônibus, ou seja, exibir informações sobre a aproximação dos ônibus nos pontos próximos às instituições.
Aplicativo
Em contrapartida aos equipamentos, Mota comemora a receptividade dos usuários do transporte público quanto ao aplicativo CittaMobi, que informa a previsão para a chegada dos ônibus em paradas específicas. “Cerca de 350 mil pessoas já baixaram o sistema. É um número bom, por ser uma coisa nova na vida das pessoas. Ele tem se tornado eficaz para a população. O aplicativo recebeu menos de 1% de reclamação”, contou o secretário.
Inclusive, ele ressalta que tanto o aplicativo como sua versão desktop tem sido bem trabalhada por pessoas que estão utilizando o ‘Corujão Salvador’, que conta com frota especial durante a madrugada. “O funcionamento do aplicativo é muito importante para estas pessoas, muito em função da segurança, pois já vão para as paradas sabendo que o veículo está chegando”, contou.
Por: Luiz Fábio Almeida ([email protected])