Data de Hoje
1 April 2025

Após quase 9 meses no espaço, veja fotos do antes e depois dos astronautas

Os astronautas da Nasa Butch Wilmore e Suni Williams voltaram à Terra após quase nove meses no espaço e estão se readaptando a viver com a gravidade. Ao todo, foram 286 dias no espaço, tempo suficiente para que seus corpos sofressem alterações físicas. Confira abaixo o antes e depois deles.

Como os corpos humanos são compostos principalmente de líquidos, a redistribuição de fluidos pode lhes dar “pernas de galinha” e “cabeça inchada”. Quando retornam, tudo isso começa a se reajustar.

Além disso, os astronautas que regressam da Estação Espacial Internacional (ISS) à Terra podem apresentar déficits de capacidade aeróbica, força muscular, potência, resistência, equilíbrio, agilidade, coordenação, tolerâncias ortostáticas, propriocepção, função neurovestibular e flexibilidade, segundo um estudo publicado pela Nasa. Isso ocorre devido à vida em microgravidade.

Assim que chegam ao solo, eles ainda passam por uma avaliação médica imediata com um cirurgião de voo — um procedimento padrão para astronautas que completam missões de longa duração, conforme a agência americana.

Desde 2001, os especialistas em força, condicionamento e reabilitação de astronautas (ASCR) administram um programa de recondicionamento, com foco em todos os déficits, que busca melhorar a condição física de todos os cientistas que retornam da ISS. 

Esse recondicionamento começa já no dia do pouso, consistindo em duas horas por dia, sete dias por semana, durante 45 dias e é adaptado às necessidades específicas do astronauta.

A reabilitação envolve uma série de exercícios físicos para aumentar a densidade óssea e fortalecer os músculos. Eles também fazem exercícios cardiovasculares para fortalecer o músculo cardíaco, já que os astronautas não precisam mais bombear com tanta força em gravidade zero como na Terra. Além disso, existem exercícios para melhorar a coordenação e ajudar a prevenir lesões.