Data de Hoje
24 November 2024

Bairro da calçada abandonado pela prefeitura

Bairro tradicional de Salvador, localizado na Cidade Baixa e principal ponto de ligação entre o Comercio, a Península Itapagipana e o Subúrbio Ferroviário, o bairro da Calçada que ainda mantém as características de bairro mercantil dos seus primeiros tempos, vem sofrendo com descaso das autoridades, dando uma impressão de abandono. Passeios esburacados e os constantes alagamentos nos períodos de chuva, sem falar no modulo policial que apesar de estar em funcionamento apresenta condições precárias, são apenas alguns dos problemas enfrentados por moradores comerciantes da região.

O bairro já foi palco de um renomado mercado atacadista que se formou no entorno da Estação Ferroviária Leste Brasileiro, instalada em 1862, atualmente abriga uma variedade de lojas, armazéns, farmácias e hotéis antigos, que sobrevivem apesar da degradação do sistema ferroviário.

Os trens continuam sendo referência, contribuindo para o intenso fluxo de pessoas. Assim como o Plano Inclinado, que liga a Calçada à Liberdade, tornando a região estratégica.

O pulsante comércio do passado teve ainda a influência de espanhóis, que chegaram ao País na década de 20 e se destacaram como negociantes. Famílias como Vasquez, Fernandez e Bouzas, donos de hotéis na localidade, são nomes conhecidos na região.

Em um túnel que liga o Largo da Calçada à estação ferroviária funciona um mercado de rua que resiste ao tempo. A passagem inferior, como é conhecido o túnel, foi construída e inaugurada em 2 de julho de 1954 para facilitar o acesso do grande número de passageiros da Estação Ferroviária, evitando que eles precisassem atravessar a pista. Bancas de cigarros e doces, sapatos, bolsas e até mesmo uma lanchonete se espalham por um corredor de não mais que 500 metros de extensão e que se esconde sob o solo.

2 333333333333333 111111111111111111