Data de Hoje
28 November 2024

Blocos parlamentares devem passar por mudanças

A janela partidária deverá promover profundas alterações nos blocos parlamentares na Assembleia Legislativa da Bahia, uma vez que vários deputados migrarão de partidos e isso provocará o fim de algumas bancadas e incrementos de outras. O presidente do Legislativo, o deputado Marcelo Nilo (PSL), concedeu até o dia 19 de março que as bancadas se reorganizem de acordo com o saldo da dança das cadeiras entre partidos.

Até o momento, a única definição está no bloco DEM/PV, que será liderado pelo democrata Pablo Barrozo. Ele assume o lugar do correligionário Luciano Ribeiro. O DEM conta atualmente com seis parlamentares: Fábio Souto, Ribeiro, Barrozo, Sandro Régis, Targino Machado e Tom Araújo. “Nossa ideia é levar para o centro do debate os grandes temas de interesse da Bahia. Tenho certeza absoluta que vamos conseguir porque nossa bancada é muito unida”, afirmou o parlamentar que assume o grupo.

No campo das legendas oposicionistas, há ainda o bloco PSDB/PRB/PSC, que atualmente é liderado pelo tucano Augusto Castro. “A principio não mudará, mas tudo vai depender das mudanças de partido. Com a janela partidária, acaba ficando tudo muito indefinido”, afirmou Castro à Tribuna. Uma das indefinições que o bloco atual encontra, por exemplo, é a saída dos integrantes do PSC. Sargento Isidório migrou para o PSC e Vando também deve sair da sigla.

Um fenômeno particular acontece no bloco PTN/Pros/PRP. O grupo foi formado no início da legislatura, no ano passado, com os partidos integrando a oposição ao governo do estado. No entanto, PT e Pros aderiram à base da gestão petista na Bahia e o PRP perderá os dois deputados que possui. Jânio Natal confirmou o que a Tribuna havia antecipado, deixará o PRP e ingressará no PTN no próximo dia 2. Jurandy Oliveira também deixa a agremiação e agora integra o PSL, do deputado Marcelo Nilo. Assim, caso Alan Castro e Alex Lima continuem no PTN, terão que buscar aliança com outras legendas governistas para formar bloco. A ida do Pros para a base de Rui também deverá fazer com David Rios deixe o partido e se filie a outro ligado ao prefeito ACM Neto (DEM).

Na base do governo, o bloco PP/PSL/PSB também passará por alterações.

O PSL agora tem sete deputados e possui número suficiente para ter bancada própria, Segundo Luiz Augusto (PP), atual líder do grupo, a definição será tomada mais adiante após conversas com o PSB, que ganhará Marquinhos Viana de saída do PV. Outro bloco que passará por reformulação é PDT/PCdoB/PR.

Tribuna