Boca da Mata e Pirajá lideram índices de infestação de escorpiões
A prefeitura de Salvador divulgou, na última quinta-feira (7), um levantamento onde mostra que os bairros da Boca da Mata e Pirajá, são os que mais apresentam índices de infestação de escorpiões. No ano passado, foram identificados 790 escorpiões em 43 bairros da capital baiana. O bairro da Boca da Mata lidera o ranking de infestação, com 24,3%, na localidade Vara Verde, e 21,6%, na região do fim de linha. Em segundo lugar está Pirajá, com 21,7% na região Mangueira e 6,9% em Canabrava. Fazenda Grande II e Valéria apresentam 6,2% de infestação. O levantamento não descreve a quantidade de pessoas picadas por escorpião.
De acordo com a gestão municipal, as áreas onde foram notificadas a presença do animal, já está sendo monitorada. As regiões contam, ainda, com ações de controle e vigilância dos animais, que fazem parte do Plano de Controle de Escorpiões, realizadas por uma equipe de endemias, sempre das 8h às 14h.
Na região de Pirajá, além dos altos índices de escorpiões, há, também, a presença de ratos, após o escoamento de água proveniente das fortes chuvas que atingiram a capital baiana desde a última segunda-feira (4). Esta é mais uma situação que preocupa os moradores do bairro.