Bruno critica ausência de Jerônimo em debates: ‘Não tem condição de governar’
Após a equipe de campanha de Jerônimo Rodrigues (PT) divulgar uma nota oficial para justificar a ausência do petista no debate da TV Aratu, realizado na quinta-feira (13), e informar que ele não participará do debate da Band Bahia, agendado para segunda-feira (17), o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil) ironizou o que chamou de “desculpas” do ex-secretário estadual da Educação para se ausentar dos debates do segundo turno.
Em contato com a imprensa, na manhã desta sexta-feira (14), Bruno Reis explicou a ausência de ACM Neto (União Brasil) na maioria dos debates realizados durante a campanha do primeiro turno. Segundo ele, os encontros da segunda etapa das eleições são necessários, uma vez que os dois postulantes terão mais tempo para debater ideias.
“Vamos deixar aqui as hipocrisias de lado, até porque o candidato a presidente dele (Lula) também não foi a debate no primeiro turno. No primeiro turno, no primeiro bloco o tempo era igual para todos os candidatos. Sempre quem vinha na frente tinha desvantagem. Agora é um absurdo sem precedente que o PT ta abrindo na Bahia, de não participar de debates do segundo turno. No futuro, não venham cobrar a ninguém que não adotem essa posição. Agora, efetivamente, no debate um a um, onde os dois tem o mesmo tempo, as regras são claras, ele faltar é porque não tem a mínima condição de governar a Bahia. Isso ficaria evidenciado nos debates”, disse o prefeito.
Ainda em meio a críticas a Jerônimo, Bruno Reis apontou o fato do petista “nunca ter exercido um cargo eletivo e ainda optar por faltar um debate”. “As pesquisas mostram que a eleição está empatada. Se ainda tivesse vantagem, ele podia justificar alguma teoria. Ontem, teve uma desculpa que o debate era da TV Aratu. Vamos ver qual vai ser a desculpa no debate da Band. Vamos ver se ele tem coragem. Neto já tinha desafiado ele, no primeiro turno, para marcar dia, horário e local para fazer um debate tête-a-tête e ele fugiu. Agora no segundo turno continua fugindo”, completou Bruno Reis.
A campanha de Jerônimo Rodrigues divulgou um comunicado para explicar a ausência do candidato no debate da TV Aratu. A equipe do petista alegou “parcialidade” da emissora, gerida pela candidata a vice-governadora na chapa de Neto, Ana Coelho (Republicanos). Já no debate da Band, os representantes de Jerônimo afirmaram, em reunião com a emissora, que ele não participará do evento por falta de agenda.
Assim como aconteceu na TV Aratu, o debate organizado pela Band poderá ser convertido em uma sabatina de 30 minutos com o candidato ACM Neto, que confirmou presença.