Bruno Reis anuncia cancelamento da Lavagem do Bonfim
A Lavagem do Bonfim aconteceria nesta quinta-feira (13)
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), oficializou o cancelamento, pelo segundo ano consecutivo, da tradicional Lavagem do Bonfim. A medida foi anunciada na manhã desta quarta-feira (5). O evento, se fosse realizado, aconteceria nesta quinta-feira (13).
“Vai ter uma missa virtual, que o nosso padre Edson, ontem em conversa com ele, combinamos, decisão em conjunto da prefeitura, com a irmandade e a Basílica, que infelizmente, com o aumento de casos, não podemos dar margem e nem contribuir que esses números possam aumentar: pelo segundo ano consecutivo não teremos a Lavagem do Bonfim”, disse.
De acordo com o chefe do Executivo, a data do cortejo será um dia de trabalho normal na cidade e a rotina das pessoas da Cidade Baixa não será alterada.
A medida já era esperada. Em entrevista ao BNews no fim do ano passado, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sérigo da Rocha, já havia anunciado que o modo tradicional das comemorações da festa de Bom Jesus dos Navegantes e do Bonfim não aconteceriam neste ano.
Em dezembro do ano passado, questionado se o fato de 2022 ser um ano eleitoral haveria mudança na estratégia da Lavagem, Bruno Reis havia negado. “Jamais, nenhuma questão política ou eleitoral interferirá nas minhas decisões referentes à pandemia”, disse a época.
Na mesma entrevista, Reis não descartou a realização, mas poderia seguir o mesmo modelo do ano anterior. “No início do ano [2022], a gente vai ver o que é possível fazer. Mas, muito provavelmente, vai ser nos moldes do ano passado”.
Em 2021, em virtude da pandemia, a festa aconteceu observando medidas de isolamento e uso de máscaras, sem o tradicional cortejo em direção à Colina Sagrada, no Bonfim – para que a formação de aglomerações fossem evitadas.
Para 2022, a Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim já anunciou que as celebrações pela data serão realizadas com acesso presencial atendendo ao critério de ordem de chegada. Para possibilitar a participação de mais fiéis, as missas serão transmitidas pelo YouTube e nas redes sociais.
Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!
Fonte: Bnews