Caminhada da Consciência Negra lota ruas da Liberdade em Salvador
Evento começou por volta das 15h30 desta sexta-feira, saindo do Curuzu.
Desfile segue em direção ao Pelourinho, no Centro Histórico da capital.
Uma caminhada para celebrar o Dia da Consciência Negra começou na tarde desta sexta-feira (20), em Salvador, saindo da Senzala do Barro Preto, no Curuzu, em direção ao Pelourinho. Por volta das 15h30, centenas de participantes deixaram a concentração, tomando as ruas do bairro da Liberdade ao som de tambores.
Um trio elétrico “puxa” o desfile e é comandado por músicos da Band’Aiyê (Ilê Aiyê), Muzenza, Os Negões, Malê Debalê e Okambi.
“Essa caminhada é importante não apenas para conscientizar, mas também para mostrar ao povo, principalmente aos negros, a importância na sociedade. E nada mais justo que depois de tanta injustiça social e histórica, tenhamos um dia para reforçar a consciência de ser negro”, disse a vigilante Ana Carolina uma das participantes do evento.
Já Selma Xavier da Silva levou a neta de 6 anos para o desfile. “É interessante que, desde a infância, ela saiba o valor que ela tem como negra. Desde os quatro anos de idade que ela sai comigo no Ilê no carnaval”, contou ao G1.
Com o mesmo objetivo de despertar cedo a consciência da valorização, Márcia Inês Lopes foi acompanhada da filha, Jomarcia das Neves, e a netinha de apenas três meses. “Desde de pequenininha é bom que nós, como pais, possamos fortalecer a consciência do ser negro na criança desde o berço”, ensina.
Por G1 BA