Campanha de vacinação e imunização contra Influenza e H1N1 para trabalhadores de limpeza urbana começa nesta quinta (18)
Projeto de lei do vereador Luiz Carlos Suíca (PT) garante programa de vacinação e imunização para trabalhadores de limpeza urbana para capital baiana.
A lei de nº 9.486/2019 já está em vigor e, segundo o vereador Suíca, é uma forma de reparar e de auxiliar os profissionais na manutenção da saúde. “Os trabalhadores de limpeza urbana promovem saúde diariamente para a população. Trabalhando nas ruas, estão mais vulneráveis a contaminações. Por isso, o projeto é de suma importância. Motorista, coletor, coletor motociclista, varredor, fiscal, agente de limpeza e operador de roçadeira, estão todos inseridos na medida”, salienta Suíca, que é representante da categoria na Bahia.
Vale lembrar a campanha é contra Influenza e H1N1, não é vacinação contra Covid-19, porém facilita o diagnóstico.
O autor da Lei, Suíca, salienta que essa é uma vitória importante, mas que é preciso lutar mais, para que outras vacinas entrem nesse processo, para que os trabalhadores de limpeza participem de todas as campanhas, lançadas pela Prefeitura, como profissionais que vivem diariamente em zonas de riscos, sejam imunes.
Para a coordenadora-geral Ana Angélica Rabello, essa foi mais uma luta do Sindlimp – Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Pública do Estado da Bahia e do mandato do vereador Suíca. “Essa é mais uma luta nossa, do Sindlimp e do mandato da gente, para que eles tivessem essa valorização, nossa categoria precisa ter a mesma atenção que outras categorias, eles merecem ser respeitados. Serão em torno de 5 mil vacinas, ninguém vai ficar de fora”, garante Ana Angélica.