Data de Hoje
30 September 2024
Foto: Reprodução

Carnaval 2017: Mais de 1,5 mil foliões foram conduzidos aos postos do Draco

Os postos do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), localizados na Barra, Ondina e Piedade, registraram 1489 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) e oito prisões em flagrante, durante as seis noites oficiais do Carnaval 2017. O número é 13,4 por cento maior que as 1320 ocorrências registradas no mesmo período do ano passado.

O delegado Marcelo Sansão, diretor do Draco, acredita que a elevação desses índices se deve à nova metodologia de ações das equipes veladas introduzida nesse Carnaval. Os policiais infiltrados, por exemplo, atuaram em parceria com as equipes da Polícia Civil presentes nos postos, que faziam a análise dos pontos críticos, vistos pelas imagens captadas pelas câmeras espalhadas pelo circuito.

Segundo ele, os policiais também colhiam informações com os foliões que já tinham sido flagrados e conduzidos aos postos, levantando modo de agir dos ladrões, perfil das vítimas e outros detalhes que pudessem ajudar na repressão.

Ainda durante a folia cinco pessoas com mandado de prisão em aberto, por tráfico e roubo, foram detidas. Elas e os presos em flagrante seguiram para o sistema prisional. Quem assinou apenas o TCO, foi ouvido e liberado. Estes terão que prestar esclarecimentos em juízo.