Cicaf Gilza Melo preparou 1,2 mil jovens em 2016
No ano passado, 1,2 mil jovens participaram dos 11 cursos oferecidos pelo Centro Integrado de Capacitação e Apoio ao Adolescente e Família Gilza Melo, o Cicaf. São capacitações iniciais, explica o secretário de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira. “A partir destes conhecimentos eles podem se aprimorar com outros cursos e seguir carreira”.
Receberam certificados nas áreas de Básico Integrado (Informática Básica, Relações Interpessoais e Atendimento ao Público), Recepcionista, Garçonete/Garçom, Auxiliar Administrativo, Manutenção de Micro.
Também foram oferecidos cursos para Manicure e Pedicure, Depilação, Corte e Escova, Penteado e Maquiagem, e Atendente de Farmácia e Inglês para Viagem. A capacitação, diz o secretário, pode leva-los a montar o próprio negócio, inicialmente nas suas casas, ou inseri-los no mercado formal.
Para ele, os cursos podem ser uma ferramenta importante para estes jovens, que na grande maioria são de famílias que recebem o auxílio Bolsa Família. “Em um mercado que corta vagas e está cada vez mais exigente, apresentar habilidades adquiridas nos cursos do Cicaf é um diferencial importante”, afirma o secretário.