Data de Hoje
28 November 2024

Ciclone subtropical traz temporais na Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais

A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), em colaboração com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE) e o Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica da Força Aérea Brasileira (CIMAER/FAB), informou que houve a formação de um ciclone subtropical com centro a altura da divisa dos estados de Rio de Janeiro e Espírito Santo (22S038W).

O Inmet emitiu alerta de tempestades formadas devido às instabilidades causadas pelo ciclone para boa parte de Minas Gerais e Rio de Janeiro, todo o Espírito Santo, além do Sul, Centro-Sul, Vale São-franciscano e Oeste da Bahia. Em toda a bacia do rio Doce, abrangendo Minas Gerais e Espírito Santo, o alerta é de Perigo, com chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

 

 

O fenômeno foi classificado como “Depressão Subtropical”, com ventos estimados por satélite entre 25 e 30 nós (46 a 55 km/h). Persistem as condições atmosféricas que possibilitam a intensificação do ciclone, que poderá ser classificado como tempestade subtropical nas próximas horas.

Agência Sertão