Codecon autua banco Itaú por descumprir Lei dos 15 Minutos
A Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) autuou o Banco Itaú, a agência da Calçada, nesta terça-feira (29). O motivo foi o desrespeito à Lei 5.978/2001, que limita o tempo máximo de atendimento nos caixas em 15 minutos. Segundo Rose Estrela, chefe de fiscalização do órgão, o banco não estava passando as senhas de forma correta. “Estão chamando os clientes por ordem de chegada. Essa é uma forma de burlar a lei dos 15 minutos. Nós recebemos até 20 denúncias por mês através do 156. Toda vez que chegamos no local e vemos que o banco não respeita os 15 minutos, a gente autua. Após a quinta reincidência, o banco pode ser interditado. O mesmo acontece se verificarmos que algum cliente está fazendo o uso do celular”.
A cliente do banco, Jéssica Viana, acha que a ação da Codecon é válida para evitar que os clientes sejam lesados. Ela lamenta por não poder usar o celular, mas entende. “Às vezes quero utilizar o celular para enviar alguma mensagem, porque não sei quanto tempo vou demorar na agência. Mas canso de ver as pessoas no telefone dentro do banco, fazendo ligação e trocando mensagens. O máximo que posso fazer é chamar o segurança. Eu prefiro não arriscar e nem correr risco de saidinha bancária”, explica.
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