Data de Hoje
1 October 2024

Como saber se um aposentado do INSS está no Cadastro Único para receber benefícios extra?

Nesse momento de crise a maioria das pessoas estão precisando de uma ajuda, inclusive, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

Acontece que muitos aposentados e pensionistas desconhecem que tem direito a alguns benefícios que podem ajudar e muito nessa hora tão difícil que o país enfrenta e o Cadastro Único é porta de entrada para receber vários auxílios do governo que pode render uma economia no salário, e consequentemente, uma sobra de dinheiro para investir nos cuidados com a saúde.

>8 golpes atrapalham a vida de aposentados e pensionistas do INSS

Para quem não sabe, o Cadastro Único é um registro que permite ao governo saber quem são as pessoas que precisam de ajuda no Brasil. Ele foi criado pelo Governo Federal, mas é operacionalizado e atualizado pelas prefeituras de forma gratuita. Inscritos no Cadastro Único, pode tentar participar de vários benefícios. Cada programa tem uma exigência diferente, mas o primeiro passo é ter seu cadastro.

A grande dúvida de muitos aposentados e pensionistas do INSS é saber se está escrito no Cadastro Único e quais benefícios podem ter. Vamos te explicar e mostrar como você pode consultar se faz parte do Cadastro Único e quais benefícios pode receber.

>Aposentados do INSS: veja 7 possibilidades de você ter dinheiro esquecido e como sacar

Benefícios que os aposentados também podem ter:

  • Carteira do Idoso com vários benefícios;
  • Algumas estados oferecem Isenção de IPTU
  • Telefone Popular;
  • Carta Social;
  • Tarifa de Energia Elétrica mais barata
  • Isenção de Taxas em Concursos Públicos
  • Participar do Minha Casa, Minha Vida
  • Pessoas de baixa renda – Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais – pessoa pode receber até R$ 3 mil de ajuda
  • Ajuda de prefeitura em programas sociais locais

Benefícios que familiares podem receber, mesmo com um aposentado dentro de casa, desde que atenda a faixa de renda dos programas:

​​Programa Bolsa Família
Auxílio Emergencial de R$600
Aposentadoria para pessoa de baixa renda
Pro Jovem Adolescente;
Passe Livre para pessoas com deficiência;
Entre outros

>Como pedir e quem tem direito a ajuda financeira do INSS durante a crise 

Como saber se já é Cadastrado?
Você pode saber se está inscrito no CadÚnico de três maneiras: pelo site do Ministério da Cidadania, pelo aplicativo Meu CadÚnico e pelo telefone. Veja como consultar de cada uma das formas disponíveis.

>Revisão automática por erro do INSS ainda vai pagar mais dois lotes aos aposentados e pensionistas

Consulta pelo site: Para saber se o seu nome está no CadÚnico, é preciso acessar este link: aplicacoes.mds.gov.br/sagi/consulta_cidadao/. Na página terá um formulário. Neste formulário, é preciso preencher o nome completo, data de nascimento, o nome da mãe e selecionar o estado e o município onde que você mora. Após preencher, é só clicar em “Emitir” e, assim, saber se o seu nome está ou não inscrito no CadÚnico.

Consulta pelo Aplicativo: É possível também fazer a consulta pelo aplicativo Meu CadÚnico. Clique aqui para baixar o aplicativo no seu celular. Após baixar e abrir o app, é só clicar em ‘entrar’. Depois você vai inserir as mesmas informações solicitadas pelo site: nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado.

>6 informações que o INSS não te conta de forma alguma

Consulta por telefône: O governo também disponibiliza um canal de atendimento por telefone para tirar as dúvidas sobre os programas sociais e CadÚnico no 0800 707 2003. Ao ligar neste número, você deve selecionar a opção 5. O serviço de ligação é gratuito, e pode ser feito por um telefone fixo ou celular.

Como descobrir o número do NIS?
Para saber qual o seu número de NIS (Número de Identificação Social), basta fazer login tocar em “Cadastro”, no canto inferior esquerdo da tela. As informações dos membros da família estão localizadas nessa tela, e o número do NIS se encontra logo abaixo do nome de cada um.