De peito aberto, Vitória quer superar trauma e dar passo importante rumo à Série A
Leão encara o Ceará no Barradão na primeira da sequência de dois jogos que faz em Salvador para carimbar o retorno à elite
O Vitória quer esquecer as tristezas do passado recente e escrever uma nova história contra o carrasco Ceará, hoje, às 16h30, no Barradão, pela 36ª rodada da Série B. Eliminado três vezes consecutivas da Copa do Nordeste pelo time cearense, duas delas em casa, o Leão busca superar o trauma e, desta vez, vencer e ficar ainda mais perto do acesso.
“Eu sinto (a pressão de não voltar a perder) isso numa atmosfera em parte de Salvador. E eu, diariamente, falo aos meus atletas que isso tem que ficar na parte externa do Barradão. Não pode entrar e fazer parte do nosso dia a dia. Todos eles sabem desse histórico, mas sabem que podem escrever a história do Vitória este ano”, comenta o técnico Vagner Mancini, que chegou ao clube em junho, dois meses depois da eliminação deste ano. “São esses atletas que vão entrar em campo que estarão com a caneta na mão pra escrever a história deles”.
Sereno e convicto de suas ideias, o técnico rubro-negro sabe da importância do jogo e não quer ninguém com uma carga extra de pressão quando entrar em campo. A concentração no rival precisa ser total. “É um clássico do Nordeste e, só por isso, a gente tem que tomar muito cuidado. Vamos tentar anular algumas peças do Ceará e entrar de peito aberto porque a gente sabe que a vitória pode nos dar uma condição muito boa”, analisa Vagner Mancini.
De fato, um triunfo hoje pode deixar o Leão a apenas um ponto de se garantir matematicamente na Série A em 2016. Para isso, é preciso também que Náutico e Sampaio Corrêa não vençam seus jogos, contra CRB e Bragantino, respectivamente, também às 16h30.
“Nós sabemos que é um jogo decisivo. Mas é bom a gente frisar que só dependemos de nós. Temos seis pontos a disputar em casa (depois do Ceará, o Leão enfrenta o Luverdense, na Fonte Nova, dia 21). Essa maneira de pensar e essa confiança fazem com que o desempenho da equipe seja melhor”, lembra Mancini.
O técnico sabe que a equipe oscilou nas últimas rodadas da competição. Nas últimas cinco partidas, o Vitória conquistou apenas cinco pontos, com um aproveitamento de 33%. “Mas temos a possibilidade de fazer um grande jogo amanhã (hoje). Temos que vestir essa camisa de um time que não vai dar espaço nenhum ao Ceará”, acredita o treinador.
Espaço, realmente, é tudo que o Leão não pode dar ao adversário. O Ceará vem de cinco vitórias seguidas, com 11 gols marcados e somente um sofrido no período, e conseguiu sair da zona de rebaixamento na rodada passada, após ganhar do Bragantino por 3×0.
A guinada ocorreu após a chegada do técnico Lisca, há seis rodadas – perdeu na estreia por 3×0 para o Criciúma.
Suar sangue
O Vitória vem de derrota por goleada de 4×0 para o América-MG. Mas se o resultado esperado hoje é bem diferente do que aconteceu em Belo Horizonte, o espírito do time agradou Mancini. Ele afirma que, após a conversa entre o elenco ainda nos vestiários do estádio Independência, o time virou a página e entendeu o que precisa ser feito.
“Ali começamos a nos preparar para o jogo contra o Ceará. O sucesso do Vitória na temporada se intensificou toda vez que nossa equipe entrou no campo e, se tivesse que suar sangue, suava. É com esse pensamento que vamos avançar e chegar à Série A”, garante Mancini.
Os ingressos estão à venda por R$ 30 (arquibancada) e R$ 60 (cadeira, exclusiva para a torcida do Vitória).