Data de Hoje
23 November 2024

Definição sobre reajuste da tarifa de ônibus em Salvador deve sair até primeira quinzena de abril

A prrefeitura de Salvador deve ter uma posição sobre o reajuste da tarifa do transporte público até a primeira quinzena de abril, conforme apuração do Bahia Notícias. Defensor de financiamento através de recursos federais para a operação dos ônibus, o prefeito Bruno Reis e sua equipe aguardam o resultado de uma consultoria contratada pelo município para definir de que forma os valores das passagens serão ajustados. Inicialmente, a ideia era ter o resultado da pesquisa no mês de março – cenário que ainda não está totalmente descartado.

 

 

 

Em contato com o Bahia Notícias nos últimos meses, a Secretaria de Mobilidade (Semob) informou que o aumento é contratual, mas 2023 é ano de revisão tarifária. “A cada quatro anos a gente faz uma revisão tarifária, é onde se apuram todos os custos do sistema, todos os custos de operação das concessões, se projeta investimentos no próximo ciclo tarifário, para que chegue a uma tarifa, vamos dizer assim, zero. E a partir dessa tarifa nos próximos anos a gente vai tendo reajuste”, sinalizou o secretário Fabrizzio Muller em uma ocasião.

O prefeito Bruno Reis tem participado de agendas em Brasília, inclusive com o presidente Lula, nas últimas semanas e debatido a situação do transporte público. Nesta terça-feira (14), o prefeito informou ao BN que espera ações voltadas para a área dos transportes ocorram ainda esse semestre.

“Isso é fundamental, até porque nós estamos na iminência de dar os reajustes e precisamos de sinalizações do Governo Federal porque isso vai impactar nas decisões que nós prefeitos teremos que tomar com base nos contratos concessões que regulamentam esse serviço”, explicou Bruno Reis durante a 84ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Sobre as medidas que estão sendo adotadas para que ações aconteçam nas cidades, Bruno Reis afirmou que um calendário de reuniões está sendo implementado juntamente com o Ministério das Cidades. “O ministro esteve hoje no evento e estará aguardando na próxima semana uma visita nossa entre o secretário nacional de mobilidade e a equipe dele com prefeitos e com técnicos da frente onde a gente vai apresentar as nossas sugestões”, detalhou o gestor municipal.

Entre os temas da reunião está a questão do subsídio, a desoneração da cadeia do transporte público, além também de incentivos fiscais que precisam ser dados. Outro ponto que será pautado será a questão do financiamento para os entes públicos adquirir ônibus, em especial elétrico, para que possa reduzir o custo do sistema como também para que as empresas possam ter uma linha diferenciada pra aquisição de novos ônibus, e também a questão do refis dessas empresas que estão todas quebradas.