Desemprego cresce mais de 2,3% em Salvador e Região Metropolitana
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados apontando que o desemprego alcançou a marca de 11,2% no trimestre encerrado no mês de abril. É a maior taxa já registrada pela série histórica do indicador, iniciada em janeiro de 2012. São 11,4 milhões desempregados.
Houve um crescimento gradual, de novembro de 2015 a janeiro de 2016, a taxa de desempregados estava em 9,5%, antes, entre fevereiro e março de 2015, eram 8%. De acordo com o coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE, Cimar Azeredo, há 17 meses consecutivos o número tem aumentado em comparação com o ano anterior. “Para cada posto de trabalho que se perdeu, isso gerou duas procuras de trabalho”, disse.
Em relação ao trimestre encerrado no mês de janeiro, houve crescimento de 18,6% no contingente, e frente ao mesmo trimestre de 2015, aumentou 42,1%. Segundo um levantamento do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), divulgado na última semana, Salvador e Região Metropolitana fecharam o mês de abril com a taxa de desemprego em 23,4%.