Dia Mundial do Rock: Cinco artistas baianos que ousaram do rock ao axé
Hoje é Dia mundial do Rock. A data 13 de julho é comemorada apenas no Brasil. Você sabia disso? Em diversas partes do país, ocorrem eventos e homenagens ao gênero.
A história desse estilo que influenciou não somente a música como o comportamento social, principalmente dos jovens, surgiu nos EUA, em meados dos anos 50, mas só chegou ao Brasil em 1960. Na época houve muitos momentos marcantes e pessoas influentes deram a sua voz para ajudar a sociedade em crise.
A comemoração teve origem graças ao megaconcerto beneficente ‘Live Aid’, que aconteceu no dia 13 de julho, de 1985, em Londres na Inglaterra e na Filadélfia, nos Estados Unidos. O objetivo: arrecadar doações para famílias pobres da Etiópia. Organizado pelo músico irlandês Bob Geldof e escocês Midge Ure, o evento contou com grandes nomes como Queen, U2, Led Zeppelin, Elton John, dentre outros. Porém, a data só começou a ser mencionada após duas grandes rádios paulistanas, resgatarem uma ideia do músico Phil Collins, cinco anos mais tarde.
Artistas baianos demonstram grande afeição ao rock’n’ roll. Exemplos de cantores que forem influenciados pelo gênero desde o início da carreira são Ivete Sangalo, Tomate, Luiz Caldas, Carlinhos Brown e Pitty. Eles já gravaram ou cantaram clássicos do ritmo em apresentações e festivais.
- Ivete Sangalo
Uma das cantoras brasileiras que mais tocou no Rock in Rio – Festival em homenagem ao estilo. Em todos os anos em que se apresentou, a baiana fez questão de colocar no repertório algo relacionado ao gênero e em 2014, cantou um clássico do ‘Queen’, no palco da festa em Lisboa.
- Carlinhos Brown
Em homenagem ao Dia Mundial do Rock, em 2009, o músico lançou o single “Emotinave”, que faz parte do álbum “Carlinhos Brown e Mar Revolto”. Foi lá que o artista início a sua carreira profissional, subindo pela primeira vez em um trio elétrico, em 1979, juntamente com Geo Benjamin, Otávio Américo e Luiz Brasil. Ele foi um dos pioneiros do rock na Bahia. No Carnaval deste ano, Carlinhos radicalizou e convidou as bandas Sepultura e Angra, para se apresentar ao seu lado no Camarote Andante, no circuito Barra/Ondina.
- Luiz Caldas
Conhecido como o “Pai do Axé”, o cantor é multiinstrumentista e lançou em 2009 dez CD’S simultaneamente com diversos gêneros musicais, incluindo o rock. O disco com 13 faixas deixou muitos fãs e admiradores do artista de queixo caído, chegando a ganhar destaque com a canção ”Castelo de Gelo”.
- Pitty
Nascida e criada na Bahia, a cantora tinha tudo para tocar Axé, mas optou por um estilo mais rock’n’roll. Em seu atual DVD ‘Sete Vidas’, Pitty regravou a canção “Dê um Rolê”, da banda Novos Baianos, sem deixar suas raízes de lado. Na comemoração dos 30 anos do Rock In Rio, em 2015, ela gravou outra música do grupo “A Menina Dança”.
- Tomate
Fã assumido de Raul Seixas, uma de suas músicas do álbum ‘Atitude’, foi intitulada em homenagem ao rockeiro: “Disco de Raul”. O artista também lembra os clássicos do baiano em seu projeto paralelo “Lado T”, como a canção “Guita” e outras.